Notícias

Como funciona o DHCP

Em 11/07/2022

DHCP é o acrônimo para Dynamic Host Configuration Protocol, foi lançado em 1997 e desde então vem sofrendo atualizações. 

Esse protocolo serve para que dispositivos que estejam entrando em uma rede recebam um endereço IP de forma automática para que possam ser comunicar. 

Para que isso aconteça, é necessária a presença na rede de um "servidor DHCP", que pode ser, por exemplo, um serviço rodando em um Windows Server ou em um roteador na rede. É comum que em redes de grande porte, mais de um servidor DHCP esteja habilitado para haver redundância. 

O processo de atribuição de endereço IP utilizando-se o DHCP ocorre basicamente em quatro passos:

1. DHCPDISCOVER
O cliente sem um endereço envia uma mensagem de broadcast (255.255.255.255) usando o protocolo UDP na porta 67 para encontrar um servidor de endereços. 
Como sabemos, uma mensagem de broadcast é enviada para todos os dispositivos na rede, mas não deve ser encaminhada pelos roteadores. Por essa razão, no caso do DHCP, os roteadores podem ter habilitado um serviço chamado "DHCP Relay" que transmite mensagens de broadcast para outra rede caso o tal broadcast esteja relacionado ao protocolo DHCP.

2. DHCPOFFER
Tendo o servidor DHCP recebido a mensagem, ele envia as informações sobre o endereçamento IP que pode ser usado através de um broadcast, mas dessa vez utilizando a porta 68, também com o protocolo UDP. 

3. DHCPREQUEST
Uma vez que o cliente receba a oferta enviada no passo anterior, ele deve aceitar os parâmetros de configuração e solicita-lo para o servidor DHCP enviando novamente uma mensagem broadcast com o protocolo UDP na porta 67. Neste passo, o cliente também pode declinar a oferta de outro servidor caso tenha recebido. 

4. DHCPACK
Nesse passo o servidor DHCP envia uma resposta confirmando que recebeu a requisição e o cliente passa a utilizar as configurações necessárias para se comunicar na rede. 

Fonte: https://www.hardwaremagazine.com.br/