Notícias

Facebook libera criptografia de ponta-a-ponta em chats do 'Messenger'

Em 08/07/2016

O “Messenger”, aplicativo de bate-papo do Facebook, começou a liberar nesta sexta-feira (8) a possibilidade de usuários terem conversas protegidas por criptografia de ponta-a-ponta. Em abril deste ano, o WhatsApp, que também pertence à companhia, já havia adotado a mesma tecnologia de segurança.
A forma como o Facebook implantou a criptografia em seus dois bate-papos, no entanto, é diferente. No WhatsApp, todas as mensagens enviadas recebem a camada adicional de proteção.
Caso queiram a proteção, os usuários terão de abrir uma “conversa secreta” no “Messenger”. A opção começou a ser testada pelo Facebook, ou seja, pode não estar disponível para todo mundo. No celular, o usuário tem de acessar o menu do aplicativo e escolher a opção para abrir uma nova janela de conversa.
Esses chats terão algumas peculiaridades. Elas são acessíveis apenas em um único aparelho e não suportam todos os tipos de conteúdo, como GIFs e vídeos. Também não realizam ações já comuns na plataforma, como pagamentos e transferências de dinheiro.
“Para permitir que você faça isso, nós estamos começando a testar a habilidade de criar conversas secretas tête-à-tête no Messenger, que irá será criptografada de ponta-a-ponta e pode ser lida em um dispositivo que a pessoa está usando para se comunicar. Isso significa que as mensagens são apenas para você e não outra pessoa –ninguém mais nem mesmo nós”, explica o Facebook.
Ao abrir uma “conversa secreta”, será possível ainda escolher um período de validade para a mensagem enviada, ou seja, um prazo para que o conteúdo possa acessado.
O Facebook já criptografava as informações que circulavam pelo bate-papo, mas não de forma tão acentuada. A criptografia de ponta-a-ponta, como o nome sugere, protege todo o trajeto da comunicação entre as pontas (os participantes) de uma conversa.

 

fonte: g1 tecnologia