Notícias

HD ou SSD: qual armazenamento é melhor para seu computador?

Em 18/12/2020

Ao pesquisar um novo computador de mesa ou notebook, você vai encontrar diferença no tipo de armazenamento dos arquivos. Há pontos positivos e negativos para o HD tradicional e para o SSD. 

HD - Hard Drive

O disco rígido, HDD (Hard Disk Drive) ou HD tradicional, sai na frente quando falamos do preço. É possível encontrar modelos com grande capacidade de armazenamento por preços acessíveis. Notebooks e desktops equipados com HD também costumam ser mais baratos.

Outra vantagem é sua alta capacidade de armazenamento. É uma boa opção para quem precisa salvar arquivos grandes e pesados. O HD também fica na frente quando se fala do desgaste. Eles costumam ser mais resistentes ao tempo e ao uso intenso.

Por outro lado, os HDs internos ou externos são mais frágeis fisicamente, já que seus componentes são peças mecânicas, que serão muito afetados por movimentação intensa, impactos ou quedas.

Os HDs utilizam uma tecnologia relativamente antiga de gravação. Um disco rígido tem velocidades de leitura e gravação em torno de 150 a 200 MB/s, enquanto um SSD pode operar em torno de 500 MB/s.

SSD - Solid State Drive

Por não possuir partes móveis e mecânicas, como os HDs, os SSDs receberam esse nome sólido. Seu funcionamento ocorre por componentes eletrônicos, o que os deixa menores e exige menos energia.

A principal vantagem sobre os discos rígidos tradicionais é a velocidade em guardar e acessar arquivos em seus chips de memória Flash. Como dissemos, as taxas de transferências ficam em torno de 500 MB/s, mas podem ultrapassar 7.000 MB/s em modelos mais modernos.

A desvantagem principal do SSD é o preço, tanto para um drive SSD externo como para o componente em um notebook ou computador de mesa. Por isso, é comum encontrar máquinas com configuração parecida, mas com SSD de 256 GB com preço até mais alto do que um computador com HD de 1 TB.

Conclusão

Se você precisa de melhor desempenho e velocidade, a indicação é um notebook ou desktop equipado com SSD. Para armazenar arquivos já utilizados e que não precisam ficar à disposição o tempo todo, você pode investir em um HD externo de maior capacidade.

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/hd-ou-ssd-qual-armazenamento-melhor-para-seu-computador-24777687.html