Notícias

Intel trabalha no desenvolvimento de SSDs de 100TB até 2020

Em 01/09/2015

 

 

A Intel vem ganhando terreno na área de SSDs, com investimentos em novos produtos e sua participação na IMFT, uma join venture com a Micron para a produção de unidades de armazenamento baseadas em NAND flash. Durante a Intel Developer Forum (IDF)​, a empresa deu pistas do cronograma que tem em mente.

 

 

O plano da Intel é já possuir um SSD com capacidade de 30TB até 2018, e um crescimento ainda mais vertiginoso nos anos seguintes, atingindo os 100TB até o final de 2019. Apesar de soar bastante otimista, a Toshiba tem expectativas ainda mais altas: chegar aos 128TB de armazenamento até 2018.


O foco da empresa não é o consumidor final, e sim os servidores. Hoje apenas os dados mais acessados, os "hot", são colocados em mídias de armazenamento de alta velocidade, por conta do alto custo e o pouco espaço disponível, enquanto a maioria dos dados são armazenados em HDs. De acordo com a empresa, essa estrutura deve se modificar bastante no futuro, com os SSDs sendo utilizados para armazenar até mesmo os arquivos menos acessados.

 

 

 

O topo da pirâmide, com os arquivos mais demandados, não serão mais armazenados por SSDs. O plano é utilizar o 3D XPoint, uma tecnologia capaz de superar a velocidade dos armazenamentos em NAND Falsh em até mil vezes, conseguindo níveis de performance capazes de rivalizar com as memórias RAM em velocidade de transferência e com os SSDs convencionais na capacidade de armazenamento.

 

Fonte: ADRENALINE