Notícias

Kingston apresenta SSD NVMe PCIe que tem o desempenho de 12 SSDs SATA juntos

Em 10/09/2015

Foto: Reprodução

 

 

A Kingston apresentou o SSD E1000, uma unidade de armazenamento empresarial que utiliza conector PCI-Express e é compatível com a interface de controlador NVM-Express. O grande diferencial deste SSD está no seu incrível desempenho, que segundo a Kingston equivale ao de 12 SSDs SATA rodando juntos. Para ligar tantos SSDs juntos, foi necessário usar 3 Host Bus Adapters LSI.


Na demonstração que a empresa realizou no evento, o E1000 atingiu 1,1 milhão de IOPS, no benchmark de gravação aleatória máxima 4K do Iometer. Além disso, ele possui velocidadede leitura sequencial de 6.4 GB/s. Para comparar, o HyperX Savage, o SSD SATA doméstico mais rápido do mercado, atinge 100 mil IOPS nesse mesmo teste. Sua velocidade de leitura é de 560 MB/s.


Para conseguir tamanho desempenho, a Kingston pegou quatro SSDs NVMe PCIe domésticos e os colocou juntos numa placa add-in modular. Na placa, foram adicionados sistemas de proteção contra falhas e outras melhorias de durabilidade que possibilitam utilizar essas unidades de armazenamento em meios corporativos.


Com isso, foi possível utilizar o controlador Micron P320h, que usa 32 canais e memória NAND Flash com tecnologia Single-Level Cell. Isso é o dobro dos 16 canais que os principais concorrentes do segmento utilizam. Isso foi possível porque a maior dos SSDs domésticos utilizam 4 ou 8 canais, e custam significativamente menos para projetar e produzir do que se a Kingston optasse por um único grande die corporativo que utilizasse 32 canais.


Fonte: HIPERX