Notícias

LG vai apostar na Internet das Coisas em 2015 para seus equipamentos

Em 26/03/2015

Durante a participação da LG Electronics na International CES 2015, feira que aconteceu em Las Vegas entre 6 e 9 de janeiro, o diretor de tecnologia da LG, Dr. Skott Ahn apresentou no evento a visão da companhia sobre a Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT) e seu impacto na forma como as pessoas trabalham e se divertem. 


Segundo Ahn, a LG está mirando em suas tecnologias e inovações como o HomeChatTM e o webOS para apresentar produtos de consumo focados em conveniência e produtividade para o consumidor. “A Internet das Coisas não diz respeito apenas aos dispositivos e aos aplicativos que os controlam”, disse Ahn. 

 

“Ela conecta tudo o que valorizamos às inovações presentes em nossa vida. Na LG, estamos adotando uma abordagem aberta para maximizar o valor oferecido aos nossos clientes por meio de plataformas, conectividade e do ecossistema de Internet das Coisas de modo geral.”
 

A empresa, diz o executivo, planeja também criar soluções customizáveis para interconectar dispositivos inteligentes.
 

Plataformas:
 

A LG começou a trabalhar com seu sistema operacional webOS desde 2014, visando torná-lo uma plataforma de IoT. O webOS foi implementado em uma nova geração de smart TVs intuitivas e na CES 2015 a empresa mostrou a nova versão da plataforma de smart TVs , a webOS 2.0, que visa dobrar a velocidade da versão anterior e simplificar seu uso, mantendo compatibilidade com o novo padrão de streaming de conteúdos Ultra HD 4K. 
 

Diz o executivo que a plataforma webOS da LG também foi incluída nos materiais de sinalização e TVs para hotéis da LG, "permitindo que os clientes conheçam o verdadeiro valor da Internet das Coisas fora de casa". 
 

Na área de bem-estar e saúde, a LG desenvolveu tecnologias de análise de sinais biológicos para smartphones e dispositivos de vestir que podem ajudar o usuário a gerenciar sua saúde física – por exemplo, ajudando-o a alterar seus hábitos de sono; e a plataforma também será usada para controlar eletrodomésticos como aquecedores de água e condicionadores de ar.
 

Carros e coisas:
 

“Assim como os telefones, os carros também estão ficando mais inteligentes e estamos vendo uma necessidade crescente de conectar nossos dispositivos inteligentes aos carros”, disse Ahn. A LG está levando a Internet das Coisas para os carros, desenvolvendo tecnologias V2X (Vehicle to Everything). A empresa desenvolveu e comercializou uma solução de conectividade para espelhar dispositivos Android e iOS em painéis automotivos. Além de altamente customizável, a tecnologia de conectividade para carros inteligentes também suporta outras soluções da indústria, como a MirrorLink.
 

Segundo Ahn, a LG está adotando padrões abertos para conectar todas as tecnologias que estão em torno dos consumidores. “Estamos trabalhando com a AllSeen Alliance, da qual a LG é membro fundadora, para adotar a plataforma de conectividade aberta AllJoyn. A LG também está fortemente envolvida com o oneM2M, padrão global para serviços de Internet das Coisas, para adotar uma ampla tecnologia de conectividade que conecte gateways e dispositivos na nuvem, permitindo que os produtos LG operem com dispositivos de outras marcas.
 

“Para traduzir o verdadeiro valor da Internet das Coisas, precisamos de um forte ecossistema de parceiros que pensem como nós e que compartilhem de nossa visão”, disse Ahn.  
 

No ano passado, a LG introduziu a HomeChatTM, plataforma que permite o uso de NLP (processamento de linguagem natural) para controlar e monitorar eletrodomésticos residenciais. A LG está trabalhando atualmente com a Nest Labs para compatibilizar a HomeChat™ com os produtos Nest. Em um futuro próximo, a HomeChatTM também se conectará a carros. “Antes de sair de casa, você pode simplesmente dizer para onde deseja ir e o destino será adicionado automaticamente ao sistema de navegação de seu carro, que o guiará em segurança ao longo da jornada”, disse o Dr. Ahn.

Fonte: http://idgnow.com.br/