Notícias

Ligado na tomada ou só na bateria: o que é melhor para o notebook?

Em 05/07/2022

Uma dúvida muito comum entre aqueles que compraram ou estão pensando em comprar um novo notebook é: devo usar o computador conectado na tomada ou somente na bateria? Entre muitos mitos e verdades sobre esse tema, apresentamos algumas dicas de como você pode manter o desempenho do seu notebook ao mesmo tempo em que o conserva por mais tempo.

Mas você ainda está escolhendo um notebook para comprar? Não se preocupe! Ao longo do texto você também vai encontrar recomendações para aqueles que buscam uma máquina premium e com um desempenho que não vai deixar nenhum usuário na mão.

O estado atual das baterias

Nos últimos anos, a tecnologia por trás das baterias evoluiu bastante e é possível perceber muitas mudanças nesse segmento. Hoje, por exemplo, não precisamos nos preocupar em carregar totalmente um dispositivo antes de começar a utilizá-lo. Também é um mito a necessidade de deixar o aparelho descarregar totalmente antes de conectar na tomada.

Mas o que dizer sobre a dúvida entre usar o notebook conectado na tomada ou somente na bateria? Será que é prejudicial deixar o computador carregando 100% do tempo? Ou devemos desconectar o PC da tomada de tempos em tempos para manter a saúde da bateria?

Isso é uma dúvida que gira em torno daquele temido “efeito memória” que afetava de forma intensa as baterias de antigamente. Hoje os módulos de bateria de notebook, feitos de íon de lítio, foram desenvolvidos para dar mais liberdade e desempenho para os dispositivos, protegendo também a saúde dos aparelhos.

É melhor usar o notebook conectado na tomada ou somente na bateria?

Quando um notebook está conectado na tomada e a bateria está cheia, o sistema Notebook XPS 13 indica que a carga está em 100%. Quando isso acontece, a própria bateria dispõe de uma tecnologia que corta o fornecimento de energia e a deixa passar diretamente para o computador no intuito de mantê-lo funcionando. Isso significa que a bateria para de recarregar no momento em que estiver com 100% da carga.

Essa é apenas uma das tecnologias que servem para proteger a bateria do seu notebook. Modelos como o XPS 13 e Inspiron 13, da Dell, contam ainda com a certificação Energy Star, um padrão internacional para o consumo eficiente de energia, economizando a preciosa carga da bateria e fazendo-a durar por mais tempo.

Portanto, não há problemas em manter o notebook conectado na tomada mesmo com a carga em 100%. Uma dica que damos, entretanto, é evitar que o nível da bateria baixe para valores menores do que 20%. Isso pode acabar prejudicando a vida útil do módulo de bateria, diminuindo sua capacidade de reter a carga.

A bateria do notebook vicia?

Diferente do que acontecia com as baterias de antigamente, o “efeito memória” é menos evidente em módulos de íon de lítio, os encontrados nos notebooks. O que acontece nas baterias mais modernas é um enfraquecimento natural desses módulos em sua capacidade de reter a carga.

Quando você recarrega a bateria do seu notebook, a bateria vai se desgastando com o tempo (como acontece com qualquer outro eletrônico). Porém, os módulos de energia têm um número de ciclos de carregamento e, à medida que muitos ciclos são realizados, a bateria vai “envelhecendo”.

Além de evitar que a carga baixe para níveis inferiores a 20%, outra dica para manter a saúde e performance é evitar ligar e desligar o notebook muitas vezes durante o dia. Para momentos em que o notebook estiver ocioso, o recomendável é utilizar o modo de suspensão, que economiza bateria e mantém os programas e arquivos abertos.

Como escolher um notebook?

Agora que já esclarecemos essa dúvida acerca do uso do notebook na tomada ou na bateria, está na hora de aprender a escolher o modelo certo para você. Quem procura um computador portátil provavelmente se preocupa com a mobilidade e ter uma máquina leve é essencial para facilitar o dia a dia.

Os já mencionados XPS 13 e Inspiron 13, da Dell, são exemplos de notebooks levíssimos, pesando respectivamente 1,2 kg e 1,08 kg. Isso significa que esses computadores podem ser mais leves do que livros, apostilas e outros materiais que você leva na bolsa ou mochila.

Outro destaque desses notebooks da Dell é a construção premium. O XPS 13, por exemplo, tem um chassi de alumínio esculpido com alta precisão que cria um design elegante com alta qualidade de fabricação. O resultado é um computador resistente, bonito e muito confortável de usar.

Notebook com performance ideal para o dia a dia

Outro aspecto essencial para acertar na escolha do notebook está nos detalhes técnicos. Mais uma vez os modelos da Dell se destacam, especialmente por conta do uso dos processadores Intel® Core™ de 11ª geração. Essa nova família de chips apresenta uma performance ainda melhor, além de um gerenciamento de energia mais inteligente para você que vai usar o notebook na tomada ou bateria.

Os modelos de notebook Dell XPS 13 e Inspiron 13 contam com armazenamento SSD, tela de 13 polegadas Full HD, memória RAM de alta velocidade e placa de vídeo integrada Intel® Iris® Xe. Para maximizar a produtividade com os seus computadores, você pode contar com o ecossistema da Dell que dispõe de uma série de acessórios da marca, como o adaptador USB-C, o mouse Bluetooth Dell MS5320W e o monitor Dell S2421HN externo de 23,8 polegadas e com resolução Full HD.

Para fechar o pacote de benefícios de clientes da Dell, os consumidores podem contar com o excelente serviço pós-venda da marca. Afinal, um produto dessa qualidade requer um serviço premium, e os clientes vão poder escolher entre os serviços de suporte da Dell, entre eles o Premium Support, por exemplo, com assistência no local e suporte a hardware e software, 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/