Notícias

Nova placa da Adafruit com alta performance já está disponível

Em 01/12/2015

A Adafruit lançou uma nova placa de desenvolvimento bastante compacta e leve. A Feather M0 Basic Proto tem 5 x 2,3 x 8 centímetros, pesa apenas 4,6 gramas e apresenta um design sem headers soldados no PCB, reservando espaço para que o desenvolvedor faça as modificações necessárias soldando as extensões na placa. O dispositivo, ideal para aplicações em microcontroladores, tem processador de 48 MHz idêntico ao aplicado nas Arduinos Zero.


Um detalhe interessante para quem busca opções às Arduinos está justamente no processador. Apesar de operar na mesma velocidade, a 3,3 volts, do que o encontrado nas Arduino Zero, o modelo usado pela Adafruit conta com controlador USB embutido, o que aumenta a versatilidade da placa.

 

Placa pesa apenas 4,6 gramas e tem suporte a diversas interfaces de hardware (Foto: Divulgação/Adafruit)


A presença do suporte ao USB de forma nativa facilita a vida de desenvolvedores na hora de testar e realizar operações de debug em suas criações.


Em termos de performance, o chip é acompanhado de 256 KB para armazenamento de instruções e 32 KB de memória RAM, tudo mais do que suficiente para rodar sistemas em tempo real e softwares de automação.



Pinos GPIO permitem a conexão com periféricos e outros dispositivos (Foto: Divulgação/Adafruit)


Em relação aos pinos, são 20 GPIO, suporte às interfaces Hardware Serial, I2C e SPI. É possível adquirir a placa diretamente no site da Adafruit por US$ 19,95 (ou R$ 76, em conversão direta).


Fonte: techtudo