Notícias

Novos SSDs da Toshiba de 128 terabytes já têm data de chegada ao mercado

Em 04/09/2015

A previsão da Toshiba é colocar no mercado os primeiros SSDs de 128 TB de espaço em 2018. Nas contas da companhia, em 2016 surgirão unidades de 32 TB, em 2017, discos com 64 TB e, finalmente, 128 terabytes no ano seguinte. Recentemente, para você ter uma perspectiva, a Samsung anunciou o primeiro SSD de 16 TB.


A Toshiba espera ser capaz de dobrar o espaço dos SSDs a cada ano a partir do uso de novas versões de seus circuitos integrados 3D NAND. O salto para os 128 TB, por exemplo, deverá ser conquistado com a tecnologia que prevê a fabricação de módulos capazes de reter 4 bits de informação por célula. Isso significa que, ocupando a mesma área, um chip poderá armazenar muito mais informação, já que cada um deles é composto por milhares de células, do que os máximos registrados nas tecnologias atuais.

 

Toshiba acredita na chegada de SSDs de 128 terabytes no ano de 2018 (Foto: Divulgação/Toshiba)

 

O aumento da densidade nos futuros SSDs levará ao crescimento de espaço disponível nos novos produtos, que deverão estar disponíveis para datacenters e aplicações na indústria. A demanda por novas mídias de armazenamento, com bastante espaço e velocidade, é crescente nesses ramos. O super SSD de 16 TB da Samsung, por exemplo, é voltado para esse mercado no momento.


A boa notícia para o consumidor doméstico é que o crescimento em ritmo acelerado do espaço possível em SSDs terá efeitos nos preços praticados nas unidades voltadas para o usuário comum, que até 2018, deverão estar na faixa que vai até os 2 TB de espaço. As projeções da Toshiba foram reveladas no SEMI Tóquio, um evento recente da indústria de semicondutores.


Fonte: techtudo