Notícias

O que é um disco rígido e como funciona ?

Em 07/06/2022

Quando se procura um computador ou notebook para comprar, é bastante comum que eles tenham o armazenamento por HD. A sigla é referente ao termo hard drive, ou disco rígido na tradução livre para o português.

Os discos rígidos estão entre as opções mais populares para guardar fotos, vídeos, programas ou outros arquivos em geral. Mesmo que os notebooks estejam popularizando o armazenamento por unidades de estado sólido (SSD), os HDs ainda são opções mais interessantes em uma série de situações específicas, como já comentamos em um artigo especial comparando ambas as formas de armazenamento.
 
Como funciona um disco rígido e quais seus componentes?
 
Desenvolvidos na década de 50 pela IBM, os primeiros discos rígidos eram enormes e conseguiam armazenar apenas alguns megabytes de dados. Mesmo que tenham passado por décadas de desenvolvimento, eles continuam funcionando essencialmente da mesma forma.
 
As evoluções aconteceram devido a técnicas de miniaturização, que permitiram o armazenamento de um volume maior de informações em um espaço menor, assim como o aumento da velocidade e da precisão dos componentes.
 
Os pratos são responsáveis por armazenar e ler os dados que são acessados pelo computador. Eles rotacionam em volta do eixo central com velocidades pré-determinadas, geralmente entre 5.400 e 7.200 rotações por minuto (RPM).
 
Quando dados são lidos ou escritos, os comandos necessários através da interface de dados IDE (ou SATA em alguns casos) movimentam o atuador para que o cabeçote (a “agulha”) fique posicionado onde se deseja realizar a operação.
 
Grande parte do tempo de latência (espera) dos discos rígidos está relacionada a essa operação de movimentação do cabeçote. Depois de fixado na posição correta, ele deve esperar que a parte do disco com os dados passe debaixo, problema que se torna ainda maior em acessos aleatórios.
 
Em geral, quanto maior a velocidade de rotação do HD, mais rápida é a transferência contínua e menor é a latência.
 
Fonte: canaltech.com.br/