Notícias

O que é WPS? [Como ativar ou desativar]

Em 05/02/2021

Problemas com a sigla? Saiba o que é WPS; como a tecnologia facilitou a conexão Wi-Fi e aprenda a desativá-la

Todos que lidam com conexão entre aparelhos e roteadores via Wi-Fi já tiveram contato com o WPS. Antes de sua criação as configurações para nome de uma rede sem fio eram feitas manualmente, o que afastava as pessoas que tinham dificuldade com tecnologia.

O que é WPS?

WPS é a sigla de Wi-Fi Protected Setup, ou configuração protegida de Wi-Fi. Seu objetivo é facilitar a conexão do dispositivo sem fio com o roteador. O WPS faz com que não seja necessário conectar a rede Wi-Fi e somente depois inserir uma senha. 

Tudo isso acontece por conta do protocolo criptografado WPA (Wi-Fi Protected Access) criando um PIN dentro do roteador. Esse PIN é usado para conectar o dispositivo wireless ao SSID (Service Set Identifier), ou simplesmente o “nome” da sua rede, que aparece ao buscar conexões no dispositivo.

 

Para que usar o WPS?

Facilidade, utilizando a configuração protegida você entra automaticamente em uma rede, sem necessidade de incluir senha. Quando acionado o botão WPS, caso tenha, o aparelho sem fio já conecta automaticamente, pelo PIN do roteador criado por WPA. O responsável por essa função é o WPS.

É importante lembrar que neste tipo de conexão a senha não é criada ou modificada pelo usuário. Por padrão, é gerada automaticamente.

É seguro ou não?

Não é tão seguro. A maioria dos roteadores atuais não tem o botão WPS, a função já vem disponível o tempo todo, mesmo sem o usuário saber. Qual é o grande problema? O protocolo WPA e WPA2 são muito seguros, somente quando as senhas são feitas com letras, maiúscula e minúscula, números e caracteres especiais.

 

O PIN criado pelo roteador é simples, dentro do protocolo WPA, somente com números. Como não pode ser alterada pelo usuário isso deixa a conexão vulnerável. Uma vez conectado, se tem acesso a rede e todos os arquivos que transitam nela. 

Com uma busca rápida na internet encontramos diversos softwares, criados para decodificar o PIN de um roteador que utiliza WPS, utilizando da força bruta para descobrir o código .  

Como desativar o WPS de um roteador?

Existem muitos roteadores no mercado com características específicas sobre WPS:

  • Não tem a função WPS (Mais seguros);
  • A função somente é ligada por um botão (Com tempo limitado);
  • Tem a função habilitada automaticamente e permite desligá-la;
  • Tem a função habilitada e não permite desligá-la (Vulneráveis).

Em casa, tenho um D-Link DIR-819 com botão para acionar o WPS por tempo limitado. Caso o seu não tenha o botão, basta ir no menu de configuração do seu roteador, digitando  o número 192.168.100.1 no browser, para aparelhos da D-Link. Explicamos como configurar roteadores D-link em outra postagem.

O processo de configuração do roteador é semelhante em todas as marcas. Veja em seu manual o endereço para realizar a configuração. Nos aparelhos existem senhas padrão, na parte de trás ou superior. Dentro das configurações Wireless do seu aparelho estará a opção desligar função WPS, caso esteja disponível.

Fonte: https://tecnoblog.net/355536/o-que-e-wps-como-ativar-ou-desativar/