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Polícia Civil lança aplicativo para registro de ocorrências via celular

Em 29/08/2016

A Polícia Civil do Rio lançou um aplicativo de celular para facilitar o registro de ocorrências. Por meio do recurso, é possível escolher entre comunicação de ocorrência, extravio (perda) de documentos, denúncia do bairro, entre outros registros, e preencher o formulário com dados pessoais e informações sobre a ocorrência, sem ter que necessariamente ir à delegacia.

Disponível para Android e iOS, o “Delegacia Online PCERJ” foi desenvolvido pelo Departamento Geral de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (DGTIT) da instituição. Ao fazer o pré-registro no aplicativo, a pessoa descreve o ocorrido e escolhe a delegacia mais próxima onde deseja ser atendido, caso haja necessidade. Também é possível fazer denúncias anônimas sobre depósitos de armas e drogas, violência contra a mulher, entre outros assuntos.

– Essa notificação pelo aplicativo gera um registro de ocorrência que será validado e assinado pelo delegado, como o que é feito presencialmente nas delegacias, e pode ser acessado e impresso em casa. Dependendo da qualidade e da quantidade de informações descritas pelo cidadão no aplicativo, será possível começar a investigação a partir daquele ponto. De acordo com a complexidade do caso ou se houver necessidade de uma representação do cidadão, o delegado comunica à vítima que escolhe, pelo aplicativo, data e hora para ir à delegacia – explicou o diretor do DGTIT, delegado Fábio Ferreira.

A Polícia Civil informou ainda que vai lançar um aplicativo voltado para os policiais e vinculado ao banco de dados da instituição. “A ideia é que os agentes possam acessar rapidamente o banco de dados de mandados de prisão, carros roubados, entre outros temas, dando mais mobilidade ao trabalho policial”, informou o órgão.

Extra Online
26/08/2016