Notícias

Qual a diferença entre reiniciar e desligar o PC?

Em 10/09/2021

Se você usa um computador, deve saber que alguns cuidados são importantes para o bom funcionamento dele. Desligar e reiniciar a máquina com alguma frequência pode fazer bem tanto para o sistema e sua usabilidade, como para o próprio PC. Mas qual a diferença entre essas duas funções?

Apesar das duas envolverem a suspensão de energia do computador, elas não possuem nomes diferentes por acaso: servem a propósitos distintos. Ambas são encontradas no menu de energia, não importa qual sistema operacional (chromeOS, Linux, macOS ou Windows) você use. E uma pode ser mais útil do que a outra, dependendo do desejo do usuário

Qual a diferença entre desligar e reiniciar o computador?

Quando o computador é desligado, a energia é interrompida de forma permanente após a finalização segura dos processos do sistema operacional. Isso é, será necessário pressionar o botão de energia manualmente para que a máquina entenda que chegou a vez dela ser usada novamente.

Se o computador for apenas reiniciado, isso significa que o PC fará a finalização de todos os processos do SO também, mas automaticamente iniciará mais uma vez para que o usuário retome seu uso.

Quando desligar o computador?

Caso não precise usar o computador por um período prolongado, o ideal é mantê-lo desligado até o próximo uso. Por exemplo, caso não pretenda retornar à máquina naquele mesmo dia, ele poderá ficar desativado ao longo da noite. Não há vantagens em mantê-lo ligado em estado ocioso, e você poderá economizar na conta de luz.

Outra vantagem é que, ao fazer isso, o sistema operacional instalará atualizações pendentes antes que o sistema efetivamente desligue. Desta forma, você não deverá ser importunado com janelas pedindo uma reinicialização para conclusão de updates.

Quando reiniciar o computador?

Por outro lado, há vezes em que o computador só precisa ser desligado temporariamente. Caso você mantenha a máquina ligada por períodos prolongados, é provável que de vez em quando o sistema operacional peça para reiniciar o PC, visando concluir a instalação de atualizações.

Esse processo otimiza o funcionamento do dispositivo, e muitas vezes traz importantes correções de segurança. Reiniciando, então, o computador só ficará inoperável enquanto o SO toma o tempo necessário para esse processo. Tão logo seja concluído, é possível retomar seu uso.

Muitas vezes a instalação de um novo programa também pede o reinício do computador. Isso acontece, por exemplo, quando um driver novo é instalado. A máquina então será desligada e ligada automaticamente para que o uso seja retomado, a fim de apenas concluir essa etapa burocrática exigida por um novo software.

Por último, outra boa aplicação da função de reiniciar ocorre quando o computador está muito lento, e você precisa que ele volte a operar em sua normalidade. Muitos programas abertos, assim como processos em segundo plano, consomem memória RAM, processador e, especialmente, cache. Reiniciar o PC é uma boa maneira de fazer o sistema “varrer” seus recursos e torná-los disponíveis mais uma vez. Mas tenha em mente que com isso todos os programas serão finalizados.

Vale lembrar que dependendo do seu sistema operacional, o acesso às funções de desligar e reiniciar o computador poderá variar. Mas elas sempre estão agrupadas e, agora, sabendo a melhor aplicação para cada uma, você saberá exatamente o que precisa fazer em cada situação.

Fonte: https://canaltech.com.br/