Notícias

Qual a validade de um HD? Cuidado para ele não "vencer" e sumir com dados

Em 30/10/2020

Sabe aquele medo de perder todos os seus bens materiais em um incêndio? Existe um similar a isso no mundo digital: é quando sua unidade de armazenamento de dados —normalmente o disco rígido de seu computador, ou HD— para de funcionar. E mesmo que você guarde tudo direito em um HD externo ou unidade de backup, ela pode te deixar na mão depois de alguns anos.

Isso acontece porque todo dispositivo eletrônico tem uma vida útil aproximada. Os discos de dados não são exceção, e vão guardar seus arquivos com relativa segurança por alguns anos. Mas quanto tempo exatamente? A resposta, como sempre, é: depende.

Primeiro, do tipo de unidade. Como bem sabe quem pesquisa preço de computadores e notebooks, existem os discos rígidos, ou HDs, e os discos de estado sólido, os SSDs, que são considerados a evolução dos HDDs (drives de disco rígido). Apesar dos SSDs estarem crescendo em vendas, a maioria das pessoas ainda usa os HDs, que são mais frágeis nesse sentido.

O HD tem partes mecânicas. Há um disco mecânico com um motor que o gira, e um cabeçote que vai fazer a leitura dos dados. Ele não é como vinil, tem que flutuar e não pode tocar o disco. Se isso ocorre por algum motivo, como movimentação ou se a energia cai, pode danificar áreas do disco, diminuir a performance e até levar à falha total da unidade.

Por ter memória flash, isto é, não magnética e apagável eletronicamente, os SSDs são mais resistentes, mais velozes na troca de dados e com vida mais longa. "Um SSD corporativo de 256 GB tem uma vida útil de 300 TB, então pode ter seu conteúdo 'reescrito' mais de 1.000 vezes", diz Santos. Esse atributo é chamado pelas empresas de TBW, total de bytes escritos em inglês.

Além do tipo de tecnologia empregada na unidade de disco, há outros fatores a serem considerados.

A engenharia da empresa desenvolve uma família [de discos] com modelos para durar cinco, sete ou dez anos, considerando o perfil que usará esse ou aquele produto. Se a pessoa usar acima daquela especificação, diminuiu a vida útil dele, como quem joga muito no PC. Ou se a temperatura do local é alta ou o ambiente tem muita maresia, isso pode influenciar.

Mas em condições normais de temperatura e pressão, com usuários comuns —você sabe, como aquela sua mãe que liga o computador só para ver alguns sites e atualizar a planilha de gastos do mês— quanto tempo dura um disco na mão deles?

"HDs duram de cinco a oito anos se tiverem um bom cuidado. Já os SSDs podem chegar a dez anos ou mais se não tiverem problema de temperatura e utilização" detalha van Dinteren.

Os HDs externos são um caso à parte; se você for daqueles que guarda e atualiza seus dados lá só de vez em quando, tome cuidado, porque problemas mecânicos, oxidação ou mesmo desligá-lo da porta USB incorretamente são fatores que podem levar à perda do backup.

Pen drives são ainda mais sensíveis. Até mesmo a eletricidade estática de um determinado tecido da sua roupa pode causar perda na unidade. Desnecessário dizer que esses produtos servem mais para trocas de dados e não são recomendados para backups a longo prazo.

Como se antecipar ao problema

Para discos internos no computador, a principal dica é usar programas que monitoram a saúde desse tipo de equipamento, como o DiskCheckup e CrystalDiskInfo, facilmente encontráveis para download em uma busca rápida na internet.

Alguns HDs e SSDs contam ainda com recursos "smart" que monitoram e avisam de áreas em deterioração antes que os dados sejam perdidos. Mas para saber se esses recursos existem no seu modelo e ativá-los, consulte o manual do produto ou a assistência técnica da fabricante do disco.

E antes de escolher seu próximo disco, pesquise se as fabricantes disponibilizam na web informações de produto como o supracitado TBW, além do DWPD —sigla em inglês para dados escritos por dia.

Esse parâmetro calcula o número de vezes que unidade pode ser gravada por dia durante o período de garantia. Por exemplo, um SSD de 1,8 TB com uma garantia de cinco anos teria um DWPD de 0,43, ou 43% da capacidade do dispositivo por dia (isso seria 774 GB). Quanto maior o TBW e o DWPD de um disco, melhor.

Ah, e não esqueça de manter seu backup atualizado periodicamente, e em mais de uma unidade de disco. Assim, se por azar você perder um deles, terá o outro como plano B.

Fonte:https://www.bol.uol.com.br/noticias/2020/10/29/qual-o-prazo-de-validade-de-um-hd-cuidado-ele-pode-expirar.htm