Notícias

Qual escolher: notebook com placa de vídeo dedicada ou integrada?

Em 03/09/2021

A placa de vídeo de um computador é o componente responsável por processar gráficos 3D, assim como gerar as imagens que são exibidas no monitor. Se você já comprou mais de um PC desktop ou notebook, já deve ter percebido que eles podem ter uma placa de vídeo dedicada ou integrada (onboard).

Diferenças entre placas de vídeo dedicadas e integradas

Uma placa de vídeo dedicada, ou GPU, é chamada assim porque é uma peça independente, que fica conectada à placa-mãe do PC ou notebook. Ela pode vir instalada em um computador montado ou no laptop, assim como pode ser adquirida à parte. Já a placa de vídeo onboard (integrada), ou iGPU, é um chip gráfico integrado ao processador principal da máquina.

Nesse sentido, podemos dizer que a GPU possui recursos básicos para gerar as imagens que são exibidas na tela. Ela também permite assistir a vídeos e até a jogar jogos simples, que não requerem alto poder de processamento. Já as GPUs, ou placas de vídeo dedicadas, são mais essenciais em um notebook para jogos recentes, já que eles têm gráficos mais elaborados. Elas também são necessárias em máquinas que utilizam softwares que se beneficiam do poder computacional das placas de vídeo dedicadas, como editores de vídeo e imagens.

Se você não precisa de um notebook gamer, provavelmente um placa integrada poderá atender às suas expectativas. Contudo, se pretende consumir vídeos em resolução 4K, é melhor ficar atento a algumas especificações, a fim de poder escolher o melhor notebook para trabalhar e também para assistir a filmes e séries.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/produto/