Notícias

Saiba como escolher o melhor processador para seu PC

Em 16/09/2021

Entre os diversos componentes importantes para serem avaliados antes de comprar um computador ou aprimorá-lo, o processador é um dos que mais deve ter sua atenção, já que ele é o responsável por melhorar o desempenho. Assim, além de considerar para que fins você deseja utilizar o PC, vale a pena mensurar até quanto você quer gastar, já que esses chips podem alcançar preços relativamente salgados.

Atualmente, as grandes fabricantes de processadores do mercado são a AMD e a Intel, que oferecem, respectivamente, produtos da linha Ryzen e Core i. E apesar de, na prática, as marcas apresentarem propriedades semelhantes, esses modelos se destacam por possuir particularidades. Sendo assim, conheça abaixo o que deve ser avaliado para escolher o melhor processador para seu PC.

Se há gráficos integrados

Especialmente para os usuários que gostam de jogar ou que trabalham com edição, escolher um processador com gráficos integrados pode ser uma boa solução, já que muitas vezes possuir Intel UHD Graphics ou Radeon equipados pode melhorar o setup ou, até mesmo, prevenir gastos com uma GPU separada. Para o uso diário ou focado na produtividade, muitas vezes não é necessário ter uma placa gráfica dedicada, e vários modelos de processadores já suportam tecnologias como 4K, multitelas ou outros serviços mais pesados.

Relação entre núcleos e velocidade

Com o avanço da tecnologia, é importante adquirir produtos de processamento com vários núcleos. Modelos quad-core em diante, além de contribuir com a melhoria da taxa de transferência (contada em GHz), podem melhorar significativamente a realização de tarefas mais exigentes. Além disso, o clock-base, que é a velocidade na qual a CPU se comunica com os chips da mesma família ao seu redor, é outro ponto que deve ser considerado.

Definir para qual fim o computador é utilizado

Dependendo do uso principal de seu computador, o processador escolhido será determinante para o desempenho adequado a esse fim. Dessa forma, quem trabalha com edições deve adquirir um chip com vários núcleos e com um preço mais elevado, enquanto o público gamer, especialmente o mais dedicado, deve investir em um processador que funciona paralelamente a uma placa gráfica e que tenha suporte a overclock, ou seja, à capacidade de alterar configurações internas para atingir velocidades superiores.

Consumidores que usam máquinas para atividades diárias estão mais livres para escolher processadores de entrada, porém um modelo mais recente (como Core i5, Ryzen 5 ou superior) pode contribuir ainda mais para a navegação, reprodução de mídias, tarefas de escritório e muito mais.

Compatibilidade com o hardware

Os componentes do computador trabalham juntos, como um sistema integrado,  e quanto maior for a compatibilidade entre eles, maiores as chances do desempenho ser otimizado. Assim, antes de adquirir um processador, é importante estudar se é possível encaixá-lo na placa-mãe ou se funciona no soquete. Felizmente, é possível conferir na internet toda a lista de suporte.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/