Notícias

Saiba tudo sobre o Display Dock, um acessório que transforma o Lumia em PC

Em 15/10/2015

 

Um pequeno acessório roubou a cena durante a conferência da Microsoft, nesta terça-feira (6). O Display Dock promete ter a capacidade de transformar os novos Lumia top de linha com Windows 10 em PC. O dispositivo, além de carregar a bateria do aparelho, permite conectar os smartphones em qualquer monitor e adicionar até mesmo mouse e teclado. Conheça mais sobre o Display Dock e saiba como ele vai funcionar.


Continuum


Desde quando o Windows 10 foi anunciado, a função que mais chamou atenção foi o Continuum.  O recurso veio para corrigir um dos grandes problemas do Windows 8: a adaptação a diferentes telas. Com o Continuum o smartphone vira uma extensão do PC e vice versa, com aplicativos redimensionáveis, sendo possível inclusive plugar teclado e fazer atalhos.


O que é?


O Display Dock é o acessório que faltava para entender o Continuum. Até então a Microsoft só dizia que o smartphone com Windows 10 poderia se conectar a monitores, utilizar mouse e teclado, mas se imaginava que essa integração seria feita diretamente com o aparelho. O Display Dock é o acessório responsável por fazer essa integração


Conexões



Display Dock tem entrada USB-C e pode carregar smartphone (Foto: Divulgação/Microsoft)


No Display Dock há todas as conexões necessárias para fazer a integração com o smartphone e acessórios externos, como um teclado ou até mesmo um pendrive. Ao todo o dispositivo conta com saída HDMI e DisplayPort, duas USB 2.0 e uma USB-C.


As saídas HDMI e DisplayPort garantem uma resolução Full HD (1.920 x 1.080 pixels). Isso quer dizer que, mesmo em telas maiores, a qualidade da imagem será satisfatória, não tendo aquele efeito ‘pixelado’. Outra vantagem é o USB-C que, além de fazer a conexão com o Display Dock, também serve para carregar o aparelho.


Aparelhos compatíveis


O Display Dock não vai funcionar nos aparelhos baratinhos, pelo menos é o que fala a Microsoft. O acessório será compatível apenas com os novos dispositivos topo de linha, os Lumia 950 ou 950 XL. Isso se deve ao poder de processamento necessário para gerenciar as aplicações e dispositivos externos.


Também há uma versão do acessório para Surface Pro 3, Suface Pro 4 e para o novo Surface Book. Chamada de Surface Dock, Ele conta com entrada de rede RJ-45, saída de áudio, quatro USB 3.0 e duas Mini DisplayPorts.


O que poderá ser feito?



Display Dock permite que smartphone continue funcionando normalmente, mesmo quando conectado a outro monitor (Foto: Divulgação/Microsoft)


O Display Dock não vai apenas espelhar a tela do smartphone, ele vai fazer com que o aparelho se torne verdadeiramente um computador. Com ele será possível abrir aplicativos redimensionados na tela externa da mesma forma como no Windows para PC. Além disso, com o teclado externo será possível executar atalhos comuns, como CTRL+C, CTRL+V, ALT+TAB, entre outros.


Outra boa notícia é que o smartphone não ficará inativo enquanto está executando as tarefas. Enquanto estiver funcionando no Display Dock ligado a um monitor, o Lumia funcionará de forma independente, podendo ser feito as tarefas normais, como atender e fazer chamadas, por exemplo.


No entanto não serão todos os aplicativos compatíveis. Entre os já anunciados estão Excel, Word, PowerPoint e Outlook. Na medida que a solução vá se popularizando, a expectativa é que mais apps possam ser utilizados com o Continuum.


Preço e data


Por enquanto ainda não há informações sobre a data e preço de chegada ao mercado do Display Dock. Já o Surface Dock está em pré-venda na Microsoft Store por US$ 200, cerca de R$ 763 na cotação atual. A expectativa, é que a versão para os novos Lumia gire em torno desse preço.

 

Fonte: techtudo