Notícias

Samsung produz módulos de memória RAM com litografia de 20 nanômetros

Em 25/03/2015

A sul-coreana Samsung já está trabalhando com o novo padrão de memórias RAM DDR4 desde o ano passado e vem fazendo ótimos progressos. Na semana passada, a empresa anunciou que entrou na fase de produção em massa dos novos módulos de memória de 32 GB que usam chips de 8 GB. E não é só isso, a companhia anunciou também que eles são produzidos usando litografia de 20 nm, miniatuarizando ainda mais os chips. A principal vantagem disso é que será possível criar módulos de memória de maior capacidade, como por exemplo, 128 GB.
 

As memórias RAM DDR4 ainda estão longe de se popularizarem. Atualmente, um único pente de 32 GB que usa chips de 8 GB pode ultrapassar facilmente a barreira dos US$ 500. Com esse novo método de fabricação, a Samsung pretende lançar chips de memória com mais capacidade e com um preço mais atrativo. A empresa já está fazendo preparativos para produzir módulos com 128 GB. Claro, eles seriam voltados para o mercado corporativo, especialmente para servidores. No momento, a empresa está produzindo os novos módulos de memória DDR4 usando quatro chips de 8 GB, totalizando 32 GB por pente.
 

Esses chips de memória com 8 GB estão sendo chamados de RDIMM (Registered Dual In-Line Memory Module), e são capazes de alcançarem uma taxa de transferência de 2.400 Mb/s. Isso é um aumento de performance de 29% em relação às memórias DDR3 de 1.866 Mb/s. Além do mais, os novos chips apresentam uma melhor eficiência energética, chegando a usar 30% menos energia que os anteriores módulos de 32 GB que usam chips de 4 GB.
 

Porém, apesar dos avanços estarem sendo feitos a passos largos, ainda vai demorar algum tempo até podermos usar pentes de memória DDR4 de grande capacidade em nossos computadores. As máquinas atuais ainda não suportam este novo padrão. Apenas a Intel já tornou público seus planos de já no ano que vem lançar a linha Skylake para desktops e notebooks. Ela será compatível com os novos módulos de memória RAM. Hoje em dia até existe a linha Haswell-E, mas o preço dela é proibitivo. O lançamento dos novos pentes de memória DDR4 está bem próximo, mas nos primeiros meses devemos nos contentar com os preços acima da média. Sem falar que teremos que trocar todos os outros componentes, tais como placas-mãe e proecessadores.


fonte: http://www.hardware.com.br/