Notícias

Windows 10: conheça as diferenças entre cada versão do sistema

Em 24/07/2015

Na semana que vem a Microsoft dá início oficialmente à saga do Windows 10. A partir do dia 29 de julho, as pessoas devem começar a receber notificações para migrar para o novo sistema gratuitamente. No entanto, você já sabe qual versão do Windows 10 será instalada no seu computador?


A Microsoft não facilita a situação, já que há SETE diferentes versões do Windows 10: Windows 10 Home, Windows 10 Pro, Windows 10 Educação, Windows 10 Enterprise, Windows 10 Mobile, Windows 10 Mobile Enterprise, e Windows 10 IoT Core. Confira na tabela abaixo qual edição será instalada na sua máquina assim que você aceitar a atualização.

Ok, mas qual é a diferença?

A maioria dos usuários deve migrar direto para o Windows 10 Home, que é feito para usuários domésticos. Ele traz todas as novidades da versão, incluindo a Cortana, o navegador Edge, o novo Menu Iniciar e os aplicativos universais. Ela é mais simples e deve resolver as necessidades de quem usa o sistema em casa.


Já o Windows 10 Pro já é mais rebuscado, mirando as empresas, com recursos de segurança e suporte melhorados. Entre os recursos exclusivos estão ferramentas de criptografia de dados, suporte remoto e outras ferramentas.


Enquanto isso, o Windows 10 Mobile é o sucessor do Windows Phone, mirando o usuário de smartphone. Quem tem um Lumia com o WP 8.1 instalado poderá atualizá-lo gratuitamente até o fim do ano, em uma data não especificada, quando a Microsoft lançar a nova versão.


E as outras edições?

As outras versões do Windows 10 são voltadas para clientes especiais. A versão Enterprise é pensada para médias e grandes empresas, com foco pesado em segurança e controle das informações, enquanto a de Educação é uma adaptação da Enterprise pensada para ser utilizada nas escolas.


O Windows 10 Mobile Enterprise, obviamente, é uma adaptação do Windows 10 para celulares e tablets para ser usada no ambiente corporativo, com ferramentas extras de segurança e produtividade, enquanto o W10 IoT Core é planejado para aparelhos bem pequenos, para a Internet das Coisas.

 

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/