Notícias

Windows 10 será lançado em 29 de julho, confirma Microsoft

Em 06/07/2015

A espera acabou. A Microsoft anunciou na madrugada desta segunda-feira, 1/06, que os usuários de computadores pessoais poderão fazer o download gratuito da versão final do Windows 10 a partir de 29 de julho, valendo para aqueles que se cadastrarem para a "reserva" do software em máquinas Windows 7 e Windows 8.1.
 

No dia 29, segundo a Microsoft, será possível fazer o download gratuito do Windows 10 para PCs ou tablets, ou comprar um novo equipamento com Windows 10 dos fabricantes. E se você é usuário de computadores com Windows 7 e Windows 8.1, pode clicar no "link de reserva" que a Microsoft vem distribuindo quando libera updates para Windows 7 e Windows 8.1 que terá direito ao produto no momento em que estiver pronto.
 

O Windows 10 Mobile não será liberado na mesma data, segundo informa o post de blog publicado hoje co a data. Segundo a Microsoft, a versão do Windows 10 que será liberada no dia 29 de julho aplica-se apenas a PCs e tablets. A empresa também não especificou se na data as duas versões - Windows 10 Home e Professional - estarão liberadas, mas podemos assumir que ambas estão incluídas.
 

Detalhes sobre o produto
 

Terry Myerson, vice-presidente da Microsoft responsável por todo o desenvolvimento de sistemas operacionais da companhia escreveu que o Windows 10 será oferecido como upgrade gratuito e, como os updates de segurança que a empresa constantemente faz, "será gratuito por toda a vida útil do seu dispositivo". A empresa no entanto não definiu o que considera vida útil de um dispositivo.
 

Segundo o post de Myerson, o Windows 10 que será liberado vai ter os seguintes recursos: o assistente digital Cortana; o novo browser de internet Edge; o app Xbox e o serviço integrado Xbox Live para PCs; o serviço de login biométrico Windows Hello; o sistema de transiçã entre PC e tablet Windows Continuum; e a Windows Store.
 

Usuários do Windows 10 também poderão fazer o download das versões touch do Word, PowerPoint e Excel que a empresa apresentou este ano. Mas o post de Myerson no blog também revelou um outro conjunto de notícias: versões do Outlook e OneNote virão com o Windows 10 sem custo. Lembrando que os dois apps no passado sempre foram reservados aos pacotes do Office nas versões anteriores.
 

Num vídeo associado ao anúncio, o vice-presidente corporativo de Sistemas Operacionais da Microsoft, Joe Belfiore, sugere que a nova Windows Store vai finalmente incluir jogos para Windows que suportam o DirectX 12 do Windows 10. Myerson especificamente destacou apps como Maps, Photos, Mail & Calendar, Music e Video com aplicativos separados mas integrados que vão complementar a experiência do Windows 10.
 

A empresa não divulgou nada sobre a compra de versões do Windows 10 separadas de computadores. Mas a julgar pelos anúncios recentes de lojas de software, como a Newegg, o produto stand alone poderá ser liberado para o varejo um mês após a liberação para fabricantes e para o download dos usuários, ou seja, final de agosto.
 

Como garantir sua cópia do Windows 10
 

Se você está preocupado em perder a chance de fazer o download do Windows 10 em 29 de julho, não fique. Primeiro porque você pode ainda se cadastrar no programa Windows Insider, que permite fazer o download da cópia preview do SO e testar os novos recursos na medida em que eles vão sendo liberados.
 

Segundo, porque você deverá receber uma notificação popup que foi ativada pelos updates de segurança mais recentes do Windows 7 e Windows 8.1. Você terá a opção de garantir o download do novo Windows 10 clicando no popup para ativar o processo de reserva e garantir que seu PC vai fazer o download do novo SO no momento em que for liberado.
 

Um dado interessante é que os updates do Windows 7 e 8.1 escaneiam seu sistema e alertam sobre possíveis problemas que você poderá ter quando o upgrade for liberado: por exemplo hardware incompatível ou serviços. O upgrade terá 3 GB de tamanho no total, segundo a Microsoft. O dowload será gratuito para os usuários durante o período de um ano a partir da data oficial de lançamento. 


Fonte: http://pcworld.com.br/noticias