Um dos sinais mais comuns de falha na RAM, é a redução do desempenho. Se você notar, que quando começou a usar o PC ele funcionava bem, e com o tempo passou a ficar mais lento, isso é um sinal de problema.
O problema fica ainda mais evidente, se você tiver instalado, aplicativos com uso intensivo de memória, tais como o Photoshop, jogos pesados e navegadores de internet.
Obviamente, a RAM pode não ser a causa do problema. Nesse caso, a dica é verificar o uso do sistema, e se não conseguir ver a causa da degradação do desempenho, a causa pode estar na integridade da RAM.
Experimente reiniciar o seu PC, sem abrir nenhum aplicativo. Se o mesmo problema seguir acontecendo, talvez seja o momento de começar a comprar novos módulos de RAM.
Falhas constantes e aleatórias também podem indicar um problema na sua RAM. Mas antes de ter certeza, é necessário analisar.
Se você, por exemplo, tentar abrir um aplicativo x, e toda vez aparecer a tela azul de erro no Windows, provavelmente o problema é o software, e não o hardware. Porém, se você achar que as falhas acontecem sem um aviso prévio, e em momentos sem procedente, a sua RAM pode ser o problema.
Geralmente, quando você liga o computador, quase sempre é possível ouvir um sinal sonoro alto. Isso aponta que o hardware de vídeo e mídia do seu dispositivo foi reconhecido e inicializado.
Caso você não ouça o bipe, significa que ele não está carregando. E o motivo disso pode ser a RAM com problemas. Além disso, você verá uma mensagem de aviso na tela enquanto o sistema operacional tenta iniciar. É claro que isso também pode indicar um problema na placa de vídeo.
Porém, se você se questionar sobre os sinais de que uma RAM está com problema, ouça atentamente enquanto ela liga. Em geral, um bipe triplo significa que um erro de RAM foi encontrado.
Por vezes, é possível que ao tentar abrir um arquivo que você sempre acessa, esteja corrompido e não pode ser aberto. Além de ser uma lição sobre a importância de realizar backups regulares, é outro sinal claro de que sua RAM está à beira do abismo.
Se você encontrar mais e mais arquivos corrompidos, e o problema está piorando ao longo do tempo, a RAM é quase certamente a culpada. É porque a RAM defeituosa está fazendo com que a estrutura do seu disco rígido degenere; eventualmente, você não será capaz de inicializar sua máquina em tudo.
É muito simples verificar a quantidade de RAM que o seu sistema encontra no Windows e no Mac. Além disso, você pode ver a quantidade máxima de RAM que você pode instalar.
Toque no botão direito do mouse no menu Iniciar no Windows, e vá até Sobre > Sistema. Além disso, você verá uma visão geral das estatísticas importantes da sua máquina, incluindo a quantidade de RAM instalada. Caso o seu sistema mostre os dados incorretos, pode ser um sinal de RAM ruim.
Por outro lado, se você estiver em um mac, navegue até a maça da Apple > Sobre esse Mac, e veja as informações o sistema. Assim como acontece com o Windows, você vai encontrar algumas das estatísticas do seu computador, o que inclui a quantidade de RAM.
Fonte: https://www.oficinadanet.com.br/