Notícias

Melhores navegadores para utilizar no PC em 2021

Em 23/04/2021

Há várias opções de navegadores disponíveis no mercado, porém a maioria dispõe de poucos recursos ou segurança limitada. Veja os melhores!

Há diversos navegadores disponíveis para download, como Chrome, Opera e Firefox, por exemplo. Apesar da vasta variedade há algumas diferenças entre cada programa, como o uso de recursos do sistema, desempenho e ferramentas extras. No último ano o Chrome liderou o ranking dentre os navegadores mais utilizados, possuindo mais de 80% dos usuários, dessa forma indicando a preferência pelo software da Google dentre outras opções existentes.

Apesar disso, é preciso levar em consideração outros fatores, como os recursos disponíveis, segurança, quantidade de atualizações mensais e desempenho. Um dos principais pontos negativos do Chrome é seu alto consumo de memória RAM, algo que inviabiliza seu uso em dispositivos com um hardware mais simples.

Mais seguros

A lista abaixo traz os navegadores mais seguros de 2020, visto que por enquanto ainda não dispomos de informações atualizadas, embora é provável que a listagem seja a mesma que a do ano passado. Às informações foram disponibilizadas pela empresa Sensors Tech Forum.

Excluímos o Internet Explorer do ranking de mais seguros e desta lista pois boa parte dos usuários não utilizam mais esse programa obsoleto e que foi substituído pelo Edge, que traz melhorias e novas funcionalidades.

 

 

 

 

Todos os possuem suporte e proteção para plugins, dessa forma sendo possível adicionar novos recursos no programa para aumentar a privacidade, segurança ou produtividade. A maioria das extensões que estão disponíveis para o Chrome também são compatíveis com os demais.

 

Melhores opções

Os navegadores abaixo estão em ordem de desempenho, ou seja, aqueles que consumiram menos memória do computador, recurso que é indispensável para o bom funcionamento da máquina e que na maioria das vezes é drenada por alguns softwares.

1. Microsoft Edge

O Edge é o navegador padrão que vem com o Windows 10, sendo uma das melhores opções para os usuários que buscam uma interface intuitiva, recursos adicionais e otimização, com isso mantendo um consumo estável de recursos do aparelho.

Em nossos testes o Edge se destacou por ter um consumo de RAM significativamente menor se comparado com o Chrome, sendo cerca de 800 MB a menos. Quantidade que certamente interfere no desempenho do PC e impede a execução de outros programas.

O navegador ainda traz diversas opções de personalização, controle parental e botões de atalho que visam tornar o uso mais prático. O uso de energia foi indicado como 'muito baixo', ou seja, é ideal para notebooks visto que não afeta tanto a autonomia do dispositivo.

2. Opera

No caso desse navegador há duas opções disponíveis: Opera e Opera GX, sendo o primeiro destinado ao uso básico e o segundo para gamers. A versão GX traz recursos mais interessantes e atrativos, como limitadores de RAM e CPU (impedindo que o software use mais o que foi definido), reprodução de vídeos em pop-up e compatibilidade com extensões do Chrome.

Além disso ambos trazem atalhos para acesso rápido aos principais mensageiros (WhatsApp e Telegram) e redes sociais (Instagram), por exemplo.

Quanto ao desempenho, o Opera foi meu navegador principal por anos devido aos vários recursos da plataforma e desempenho superior ao Chrome. O uso de memória ficou em 420 MB com as mesmas três abas abertas. Uma funcionalidade interessante é a VPN gratuita sem limite de dados e que está disponível de forma nativa.

3. Mozilla Firefox

Há alguns anos o Firefox era uma das melhores opções por trazer recursos avançados e que ainda não estavam disponíveis nos concorrentes. Atualmente ele se tornou apenas mais um navegador mas não deixa de oferecer funções úteis, como o bloqueio de rastreadores, Picture-in-Picture e captura de tela nativa.

Outro ponto positivo é o suporte para múltiplos sistemas operacionais, como o Windows, Linux e macOS.

Nos testes ele utilizou apenas 750 MB com as mesmas três guias abertas: WhatsApp Web, YouTube e a página principal do Oficina da Net.

4. Chrome

Por fim chegamos ao Chrome, navegador que ironicamente é o mais utilizado no mundo e o que possui pior desempenho e consumo absurdamente excessivo de memória, sendo definitivamente o vilão de RAM do computador. Para tentar restringir o uso desenfreado de recursos do sistema é possível manter poucas guias abertas simultâneamente e utilizar poucas extensões, limitando-se somente ao AdBlock.

Fonte: https://www.oficinadanet.com.br/internet/35255-melhores-navegadores-para-utilizar-no-pc-em-2021