Notícias

Notebook na tomada ou não? O que é melhor pra bateria?

Em 07/05/2021

Ajudamos você a cuidar da vida útil da bateria do seu notebook com algumas dicas

Existe uma dúvida muito antiga que vira e mexe aparece nas discussões na internet ou em conversas sobre eletrônicos por aí… Afinal de contas, é melhor deixar o notebook ligado na tomada ou fora dela? Às vezes dá a impressão que se você perguntar pra 10 pessoas diferentes, vai ter 10 respostas diferentes. Então vamos tentar explicar como funciona mais ou menos pra tentar lhe ajudar a cuidar melhor da bateria do seu notebook.

Pra começar, parte do motivo dessas informações desencontradas é que notebooks estão por aí há um bom tempo e até mudou o tipo de tecnologia usada na maioria das baterias atualmente, então pode ser que você esteja recebendo dicas de alguém preso no passado ainda. Essa notícia vai focar no tipo de bateria atual, encontrado na maioria dos notebooks em uso hoje em dia, que são baterias baseadas em lítio.

A bateria sempre desgasta

Antes de mais nada, é importante entender que sua bateria sempre vai desgastar. É da natureza do negócio, não tem como. A cada recarga ela “gasta” um tiquinho, então existe um número fixo de recargas que a bateria vai aguentar e depois vai começar a não conseguir segurar mais a energia para um uso decente. Uma vida útil, por assim dizer. 

Claro que esse número de recargas está na ordem dos milhares, mas a gente pode tomar medidas para ajudar a bateria a se desgastar menos e tentar fazer ela durar mais.

Aí entra de novo a dúvida sobre deixar o notebook na tomada. Manter a bateria em 100% o tempo todo, claro, causa um desgaste nela. Mas deixar essa carga baixar e depois recarregar tudo de novo, também causa um desgaste. E não há um consenso sobre o que desgasta mais, pra dificultar a vida.

Não se preocupe com sobrecarga

É interessante notar aqui as recomendações da própria fabricante do seu notebook.

Falamos com a Asus, Acer, Avell e há um consenso entre elas, recomendando deixar o aparelho na tomada mesmo. Mas isso porque essas fabricantes afirmam que seus notebooks contam com tecnologias para não permitir o sobrecarregamento da bateria, fazendo o notebook ser alimentado diretamente pelo cabo depois que a bateria chega no carregamento completo. Isso evita o risco de sobrecarga e de desgaste desnecessário da bateria.

O calor é o maior inimigo do notebook

Mas tem uma coisa que é considerada bem problemática para a bateria e é o ponto fraco de todo notebook: o calor. Expor sua bateria a altas temperaturas por um período prolongado de tempo realmente desgasta o componente.

Então o melhor cenário pra cuidar da sua bateria tanto pela carga como pra evitar o calor é removê-la quando está com a carga cheia e você pretende usar o notebook na tomada. 

Existem notebooks que são tão compactos que não permitem uma remoção simples da bateria. Nesses casos você vai ter que ficar atento a quanto o dispositivo aquece durante seu uso. Se for muito, talvez seja melhor tirar da tomada e usar na bateria mesmo depois de terminar de recarregar.

Fonte: https://mundoconectado.com.br/