Notícias

Laboratório da Microsoft prevê computadores quânticos para menos de 10 anos

Em 16/10/2015

(Foto: Reprodução)

 

Um artigo escrito por um grupo de pesquisadores liderado por membros do laboratório de pesquisa em computação quântica da Microsoft sugere que computadores quânticos plenamente funcionais podem estar disponíveis até 2025.


De acordo com os autores, "Avanços recentes no controle de sistemas quânticos fazem parecer viável a construção de um computador quântico em uma década". O estudo descreve como o uso de algoritmos quãnticos ao lado de estruturas convencionais de computação poderia ser empregada para analisar estruturas eletrônicas complexas demais para as tecnologias computacionais tradicionais.


O artigo considera ainda que “o uso de um computador quântico permite simulações muito maiores e mais precisas do que com qualquer algoritmo clássico conhecido, e permitirá que muitas questões em aberto sobre materiais quânticos sejam resolvidas assim que um pequeno computador quântico com cerca de cem qubits lógicos esteja disponível”.


De acordo com o The Verge, dois dos autores desse artigo também contribuíram para um estudo publicado em junho que analisava o computador quântico D-Wave 2 e colocava em questão os avanços oferecidos por ele. A empresa, desde então, respondeu a esses questionamentos.


Apesar do estudo, a D-Wave firmou no fim do mês passado uma parceria com o Quantum Artificial Inteligence Lab, laboratório operado pelo Google e pela NASA. O acordo de sete anos garantirá que o laboratório receba cada um dos novos computadores quânticos da empresa assim que eles forem lançados.


Fonte: OLHAR DIGITAL