Notícias

Como comprar uma memória RAM para o computador? O que levar em consideração?

Em 08/10/2021

Se o seu computador estiver lento ao utilizar mais de um programa simultaneamente, talvez seja hora de considerar um upgrade da memória RAM. Esses componentes são necessários para executar qualquer operação no computador, desde digitar textos e navegar na internet até jogar e editar vídeos. No entanto, é preciso ficar atento a alguns detalhes para não comprar as peças erradas e ter prejuízo. 

Quanta memória RAM o seu computador precisa?

Antes de decidir qual memória comprar, é preciso analisar a demanda gerada pelo seu perfil de usuário. Se o seu objetivo é, majoritariamente, navegar na internet, ouvir músicas, assistir vídeos e realizar trabalhos escolares ou do escritório, é recomendado um mínimo de 2GB de RAM para garantir a fluidez do sistema.

Usuários que buscam editar vídeos de maneira casual ou jogar games mais recentes no nível médio de resolução, devem possuir, no mínimo, 4GB de RAM. Já se o seu objetivo é utilizar ferramentas profissionais de edição de vídeo e jogar em máxima resolução, considere obter 8GB ou até 16GB de RAM para estas atividades. 

Apenas a quantidade importa?

Os atributos dos módulos de memória RAM também influenciam bastante no desempenho do sistema e impactam diretamente no preço. Logo, antes de decidir a compra somente pelo preço e quantidade, vale a pena dar uma olhada e comparar os seguintes atributos que geralmente são apresentados no próprio módulo de memória ou no site da fabricante.

Latência: é o tempo de resposta da memória, medido em milissegundos (ms). Quanto menor este número, melhor.

Taxa de dados: é a velocidade de operação da memória, medida em quantidade de transferências por segundo (MT/s). Por exemplo, módulos DDR2 podem chegar até 1066 MT/s e módulos DDR3 podem chegar até 1600 MT/s. Quanto maior este número, melhor.

Compatibilidade com a placa-mãe

Após verificar a quantidade de RAM necessária para a sua máquina, é importante saber com qual tipo de memória a placa-mãe do seu computador é compatível. Os padrões mais utilizados atualmente são o DDR2 e sua evolução, o DDR3, suportado na maioria das placas-mãe lançadas desde o último ano.

Outro dado importante é quantidade de entradas ou slots estão disponíveis para os pentes de memória. Essa medida é importante para que você não compre quantidade acima do que a sua placa-mãe suporta e também avaliar se deve trocar os módulos de memória existentes ou apenas adicionar novos módulos.

É importante destacar também que os módulos podem trabalhar individualmente ou em paridade, ou seja, você pode comprar um módulo de 4GB ou dois módulos de 2GB. No entanto, a maioria das placas-mãe possui uma tecnologia chamada dual channel que faz com que o sistema tenha mais benefícios se trabalhar em paridade. O aplicativo CPU-Z também informa se sua placa possui essa tecnologia.

Processador de 32 ou de 64 bits?

 O processador de seu computador também deve ser levado em consideração antes da troca da memória. Caso ele seja de 32 bits, utilizará um máximo de 3GB de RAM, ou seja, de nada adiantará ter 8GB de RAM instalados, pois o sistema não utilizará toda a memória disponível. Para instalar quantidade superiores de RAM, tenha certeza de que seu processador é de 64 bits, o que também pode ser verificado no aplicativo CPU-Z.

Fonte: https://www.techtudo.com.br/