Notícias

DDR4 - a nova geração de memória RAM

Em 24/11/2014

Com a atual tecnologia DDR3 alcançando seu limite de velocidade em um mundo que demanda performances mais altas e aumento na largura de banda, aparece uma nova geração de DDR SDRAM. A DDR4 se tornou realidade a partir do último quartil de 2014 e promete melhor performance, maiores capacidades das memórias DIMM e menor consumo de energia.

 


Alcançando mais de 2Gbps (Giga bits por Segundo) por pino e consumindo menos potência que a DDR3L (DDR3 baixa potência), a DDR4 alcança até 50% de aumento de performance e largura de banda ao mesmo tempo que diminui a voltagem de alimentação e consumo de potência de todo o ambiente computacional. Isso representa uma melhoria significativa com relação às tecnologias de memórias anteriores, com economia de energia de até 40%.

 


Alem da performance otimizada e maior contribuição com a ecologia, também possui CRC (checagem redundante cíclica) para aumentar a confiabilidade, paridade on-chip para verificar a integridade na transferência de comando e endereçamento dentro do chip de memória, melhoria na integridade do sinal elétrico e funções mais avançadas de RAS.

 

 

DDR4 - Detalhamento


Diferença no posicionamento do chanfro na placa.
O modulo DDR4 possui uma localização diferente do DDR3 para o chanfro que guia o encaixe do módulo de memória no seu soquete na placa mãe. Em ambos os módulos os chanfros estão na borda da placa, mas o DDR4 é um pouco diferente para evitar que este seja instalado em sistemas incompatíveis com essa memória.





Os módulos DDR4 são levemente mais espessos que os DDR3 para poder acomodar mais camadas de circuito impresso devido ao aumento na quantidade de sinais elétricos.

 



Os módulos DDR4 possuem a borda da placa curva em uma das extremidades para aliviar a pressão sobre a placa-mãe quando for inserido no soquete.

 


 

 

Memória Especificamente Projetada para atender as Normas da Indústria.

 

fonte: http://www.kingston.com/en/memory/ddr4