Notícias

Grupo chinês faz oferta de US$ 23 bi por fabricante de chips

Em 16/07/2015

Uma companhia estatal chinesa fez uma proposta de aquisição da fabricante de chips Micron Technology por 23 bilhões de dólares.

 

A chinesa Tsinghua Unigroup ofereceu 21 dólares por ação, de acordo com a Dow Jones, uma alta de 19,3% sobre o valor do fechamento.

 

Se a aquisição se concretizar, será a maior compra de uma americana por uma companhia chinesa . Um porta-voz da Micron afirmou que não recebera a oferta de aquisição e preferiu não comentar.

 

Segundo a CNBC, as ações da Micron tiveram um desempenho ruim este ano: caíram quase 50% em relação ao valor de 1º de janeiro, por causa das vendas fracas de computadores pessoais.

 

A oferta pode enfrentar pressões regulatórias, por causa do ceticismo em torno do preço da oferta, afirmou o Wall Street Journal. 

 

Há, também, preocupações que os Estados Unidos percam a única fabricante de chips no país, parte indispensável na produção de computadores, smartphones e outros gadgets.

 

A Micron abastece grande parte das fábricas nos Estados Unidos com seus chips e tem algumas unidades na Ásia, em países como Cingapura e Taiwan.

 

Por outro lado, a China não tem nenhuma fabricante nacional de chips de memória e não detém a tecnologia necessária para isso. Portanto, ela busca ampliar a produção local de semicondutores e de chips por meio de aquisições.

 


A companhia


A Tsinghua é a maior empresa estatal fabricante de chips da China. Ela já vinha buscando oportunidades no setor de tecnologia nos Estados Unidos.

 

Em maio, comprou a maior parte das ações da divisão chinesa da Hewlett Packard's (HP), incluindo servidores, armazenamento e divisão de tecnologia.

 

A chinesa também serve como ponte entre companhias americanas e o mercado asiático. No ano passado, a Intel comprou 20% das ações da Tsinghua por 1,5 bilhão de dólares.

 

A Intel também firmou uma parceria em março com a Huawei Technologies Co., para desenvolver soluções para a nuvem em telecomunicações.

 

Fonte: http://exame.abril.com.br/