Notícias

Como funciona o Air Cooler?

Em 27/06/2022

Como o nome já sugere, um Air Cooler, ou AC para facilitar, é um sistema que conta com um grande corpo de metal e uma ou mais ventoinhas para expulsar o calor. O AC entra em contato com o processador através de uma área chamada de baseplate (ou coldplate), feita a partir de um material que conduz muito bem o calor, como o cobre. No meio do processador e a baseplate, há uma fina camada de pasta térmica para tornar a superfície lisa e sem poros com ar.

O calor do processador é constantemente transferido para a baseplate, que é conectada por heatpipes, ou tubos de calor feitos de cobre. Assim, seguimos uma linha de transferência de calor da base, para os tubos, até que cheguem em um exaustor cheio de pequenas chapas de metal.

Quando o calor chega nessa parte do sistema, ele começa a se perder para o ambiente de forma lenta, mas para acelerar o processo, uma ventoinha é inserida para expulsar e arrefecer toda essa peça de metal quente. Às vezes, air coolers mais robustos tem duas ventoinhas, uma na frente e outra atrás, para empurrar e puxar o calor, respectivamente.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/