Notícias

Como escolher fonte para PC?

Em 09/08/2022

Um dos componentes mais difíceis para os construtores de computadores iniciantes escolher é sua fonte de alimentação. As fontes de alimentação não melhoram sua taxa de quadros e elas não são realmente uma grande parte da estética do seu sistema. No entanto, não há componente mais central para a saúde a longo prazo do seu sistema do que sua fonte de alimentação.

Se você escolher uma fonte de alimentação de baixa qualidade, sua construção não será executada ou sofrerá a longo prazo. Por outro lado, se você não entende quanta energia precisa para alimentar com eficiência o seu sistema, poderá acabar alocando mais do seu orçamento em direção à sua fonte de alimentação do que é necessário e, como resultado, perder performance do sistema.

Neste artigo, discutiremos cinco fatores diferentes que você deve considerar antes de escolher uma fonte de alimentação. Compreender esses cinco pontos ajudará você a escolher a fonte de alimentação certa para seu orçamento e necessidades.

A potência correta com calculadora da fonte para PC

Antes de escolher uma fonte de alimentação, você precisa primeiro descobrir quanta energia você realmente precisará de sua fonte de alimentação para executar seu computador

Você pode fazer isso de algumas maneiras:

Encontre benchmarks de consumo de energia em sites e fóruns de especialistas nos componentes do seu sistema (principalmente GPU e CPU) e adicione-os para fornecer uma classificação mínima de potência.

Use a calculadora de fonte de alimentação, sendo várias disponíveis online gratuitamente. A calculadora da fonte de alimentação é o método muito mais fácil e menos demorado para determinar quanta energia seu sistema realmente precisará.

Tudo o que você precisa fazer é usar os menus suspensos fornecidos para inserir seus componentes na calculadora e, em seguida, pressionar o botão Calcular para ver qual é a potência PSU recomendada para o seu sistema. Com várias calculadoras você também pode explicar o overclock na sua placa de CPU e GPU.

A calculadora é provavelmente a calculadora mais precisa. Outras calculadoras que tentei acabar sugerindo classificações de potência muito mais altas do que você realmente precisa. Como uma boa regra geral, porém, não é uma má ideia adicionar algum espaço ao número que a calculadora oferece. Portanto, se lhe disser que você precisa de uma fonte de alimentação de 450W, ir com uma unidade de 500-550W não é uma má ideia.

Melhores fontes para PC nem sempre são as mais potentes

Só porque uma fonte de alimentação é listada como uma unidade de 600W (como exemplo) não significa que ela possa fornecer essa quantidade de energia por um longo período de tempo.

Muitos fabricantes de PSUs sem nome listam suas fontes de alimentação nas classificações de potência muito mais altas do que elas podem realmente oferecer por um determinado período de tempo. Alguns construtores de PC pela primeira vez cometem o erro de pensar que apenas porque uma fonte de alimentação tem uma classificação de alta potência, isso significa que é uma fonte de alimentação suficientemente boa para suas necessidades.

E, como muitas dessas fontes de energia de baixa qualidade chegam a preços ridiculamente baixos, alguns cometem o erro de pensar que estão recebendo uma fonte de alimentação sólida por um ótimo preço. A realidade, porém, é que eles estão comprando uma unidade muito ruim que tem uma classificação de potência enganosa.

Portanto, é importante evitar os fabricantes de fontes de alimentação sem nome e apenas manter fabricantes conhecidos. Aqui está uma lista rápida de fabricantes conhecidos por fabricar fontes de alimentação de qualidade:

EVGA

Corsair

Seasonic

Antec

Cooler Master

Silverstone

Thermaltake

BeQuiet!

Bitfenix

Obviamente, isso não é uma lista final e é importante observar que nem toda fonte de alimentação dos fabricantes listados acima são unidades de qualidade. Portanto, é importante que, uma vez que você tenha uma classificação de potência, faça sua devida diligência na pesquisa de quais unidades de qualidade estão disponíveis na sua faixa de preço.

A melhor maneira de fazer isso é ler análises de especialistas ou verificar nossa lista de fontes de alimentação de qualidade em nosso guia do comprador da PSU.

Reviews e análises de fontes de alimentação

O teste de uma fonte de alimentação está um pouco mais envolvido em um processo em comparação com o teste/benchmarking de outros componentes.

Muitos equipamentos extras são usados em testes de fonte de alimentação. E alguns desses equipamentos são bastante caros.

E, como o processo de teste de fontes de alimentação é um pouco mais difícil do que testar outros componentes, não existem tantas revisões de fonte de alimentação por aí quanto há críticas em outros componentes.

Felizmente, há um punhado de reviews e análises de fontes de energia confiáveis por aí.

Antes de comprar uma fonte de alimentação, é uma boa ideia verificar e ver se algum dos sites mais confiáveis fez um review primeiro.

Explicando o sistema de classificação 80 Plus

Outro fator que você precisará considerar ao escolher uma fonte de alimentação é as diferentes classificações de eficiência de 80 Plus.

80 Plus (marca registrada 80 Plus) é um programa de certificação voluntária destinado a promover o uso eficiente de energia em unidades de fonte de alimentação (PSUs).

Para entender melhor o sistema de classificação de 80 Plus, você primeiro precisa entender um pouco de como uma fonte de alimentação de computador funciona.

Os componentes do seu computador usam a potência CC (corrente contínua). No entanto, a energia proveniente da tomada que seu computador está conectada ao fornecimento de energia CA (corrente alternada).

Sua fonte de alimentação é responsável por converter a energia CA da parede na potência de CC que seus componentes precisam operar.

Durante essa conversão, há alguma perda de energia para aquecer. Portanto, 100% da potência CA extraída da parede não é convertida em energia CC. Uma fonte de alimentação decente converterá pelo menos 80% da energia CA que ele extrai da parede para a potência de CC.

Uma fonte de alimentação realmente boa converterá 90% ou mais da energia.

O sistema de classificação de 80 Plus informa basicamente a eficiência de uma fonte de alimentação na conversão de energia CA em energia CC. Mas, é um pouco mais profundo do que isso, à medida que o sistema de classificação de 80 mais julga a eficiência de uma fonte de alimentação quando está sob cargas específicas.

Para obter um dos selos 80 Plus, uma fonte de alimentação deve manter um nível específico de eficiência quando está abaixo de 20%, 50%e 100% de carga. A mais recente classificação de 80 Plus, Titanium, considera uma eficiência da fonte de alimentação quando está abaixo de 10% de carga.

É importante observar que o sistema de classificação de 80 Plus não é perfeito e não indica necessariamente que uma fonte de alimentação é uma unidade de qualidade. E, portanto, não deve ser usado como o principal fator determinante na qualidade de uma fonte de alimentação.

No entanto, é verdade que as fontes de alimentação que atingem o maior espectro de 80 classificações (Gold, Platinum e Titanium) geralmente são unidades bem construídas e de qualidade. Mas, apenas observe que, se você estiver no mercado para uma fonte de alimentação, é uma boa ideia considerar o sistema de classificação de 80 mais de uma unidade em conjunto com críticas detalhadas sobre a mesma unidade.

Estética da fonte de alimentação

Para uma grande parte das pessoas que constroem seus próprios computadores, a estética desempenha um papel importante no processo de seleção de componentes. No entanto, as fontes de alimentação são um componente em que a estética geralmente não desempenha um papel importante.

Sim, existem fontes de alimentação RGB por aí. E existem fontes de alimentação que parecem melhores que outras.

No entanto, para mim, a principal coisa que procuro em uma fonte de alimentação em termos de estética é principalmente seu cabeamento.

Você pode gastar muito tempo garantindo que seus outros componentes sejam coordenados de cores e que você possa ter o gerenciamento de cabo mais limpo do mundo e pode mostrar tudo dentro de um estojo com um bom painel lateral de vidro completo.

Se você não se importa com a estética, obviamente não precisa se preocupar com a cor dos cabos de uma unidade. E, se você estiver comprando uma unidade modular, sempre poderá trocar o cabeamento por sleeves e protetores personalizados também.

No entanto, se você é orientado ao orçamento, mas ainda deseja construir uma compilação bonita, apenas saiba que das fontes de alimentação mais acessíveis por aí, existem algumas unidades que terão cabos totalmente pretos que não vão tirar da sua construção.

Portanto, embora a estética não seja uma coisa importante a considerar ao comprar uma fonte de alimentação – especialmente na extremidade superior do mercado – o cabeamento, para mim, é um aspecto importante que você pode considerar se deseja construir um sistema de aparência limpa.

Escolhendo a PSU certa para o PC

Embora as fontes de alimentação possam não ser os componentes mais sexy do sistema, eles são um dos mais importantes. Nesta postagem, damos a você cinco coisas a considerar ao escolher uma fonte de alimentação para sua construção.

Se você levar em consideração esses cinco fatores, terá muito mais facilidade em escolher o PSU certo para suas necessidades.

Fonte: https://www.palpitedigital.com/