Notícias

O que é Software? Entenda tudo o que compõe o seu PC

Em 01/04/2022

O software é a parte digital do PC, ou seja, é um conjunto de instruções dadas ao hardware para ele funcionar corretamente. Ele pode variar desde um sistema operacional, como o Windows que faz todo o computador funcionar, por exemplo.

Sendo assim, podemos dizer que o software vive em conjunto com o hardware, sendo ele o responsável por controlar o dispositivo. Por exemplo, uma placa de vídeo não tem nenhuma relevância se não tiver um programa que rode através dela, seja um jogo ou um filme exibido no PC.

Com o software também é possível alterar o funcionamento de alguns componentes do PC. Com um determinado programa, é possível aumentar a velocidade do cursor do seu mouse, por exemplo, para torná-lo mais ágil e sensível em um jogo FPS —  no qual é vital ser rápido com a mira controlada pelo dispositivo.

Também com um software podemos aumentar a velocidade de um processador, realizando o procedimento chamado de overclock. Nele, o software faz alterações diretas no processador, fazendo com que opere em uma velocidade mais alta que a especificada pelo fabricante e tenha um desempenho ainda maior.

Fonte: www.tecmundo.com.br