Notícias

Recuperar dados do Mac é possível?

Em 27/08/2021

É inegável que o computador Mac é um dos melhores da atualidade. Mas o que acontece em casos de erros de memória ou exclusões acidentais? Recuperar dados do Mac é possível?

Para responder a essa questão, é preciso entender como funciona a memória do Mac. Isso porque, por ser um computador da Apple, seu sistema é diferente.

De fato, essa diferença de sistema faz com que muitas pessoas não saibam como lidar com o computador em casos de erros, mesmo profissionais que atuam na assistência técnica de falhas variadas.

 

Como funciona a memória do Mac?

O funcionamento da memória do computador Mac é bem semelhante ao Windows, que é o sistema operacional mais popular entre os brasileiros.

Porém, existem algumas diferenças no modo de salvar os arquivos. A primeira delas é que, em geral, adicionar módulos de memória a um computador Mac é mais complexo.

Como o sistema operacional é desenvolvido pela mesma empresa que fabrica o computador, a marca costuma entregar um produto sem grandes possibilidades de personalização.

Quando você adquire um MacBook, por exemplo, já sabe o quanto de memória tem disponível e dificilmente busca módulos extras.

Porém, caso queira módulos a mais, o suporte da Apple apresenta um tutorial que ensina como instalar memória extra nos computadores da marca – o que não é tão simples.

Além disso, outra diferença é que a memória do Mac já é integrada ao sistema de nuvem iCloud, o que gera mais espaço para os usuários salvarem seus arquivos, mas exige uma conexão com a internet em tempo integral.

Essas características da memória são otimizadas pelo chip T2, desenvolvido pela própria Mac que, por questões de segurança, fez com que ele apresentasse maior complexidade na recuperação de dados.

Na prática significa, que o chip T2 é muito mais seguro, com falhas na memória raras. Porém, ele é também um chip mais difícil de ser recuperado.

 

Problemas na memória

Ainda que o sistema da Apple tenha um baixo índice de problemas, como todo equipamento tecnológico, alguns erros podem acontecer.

Durante o uso, tanto o MacBook, quanto iMac e Mac Pro podem apresentar falhas, que são causadas pela memória e impedem o uso de determinados programas ou aplicativos.

Essas falhas acontecem de diferentes formas: desde a demora para o carregamento de uma página ou pasta, passando pela tela travada em um software, até a máquina se desligar sozinha.

Na maioria dos casos, o Mac se recupera sozinho. Porém, existem situações em que a memória sofre tamanha falha que é incapaz de salvar um arquivo e pode até excluir dados importantes.

Essa exclusão também é um erro comum por parte dos usuários, que, por acreditarem que algo está salvo no iCloud, deletam um arquivo do sistema do computador.

 

Recuperar dados do Mac é possível?

Se você tem um computador da Apple, pode ficar tranquilo ao saber que recuperar dados do Mac é possível, tanto aqueles que foram excluídos de forma acidental quanto os itens deletados por falhas.

Se o seu Mac já conta com o chip T2, fazer essa recuperação vai exigir o apoio de programas para recuperar o seu HD.

Afinal, o sistema desse chip faz com que reverter exclusões seja mais complexo, o que torna fundamental contar com um programa especializado no assunto para esse procedimento.

O Recoverit possui uma série de recursos em um sistema capaz de reaver itens excluídos da memória do seu computador, tanto com chip M1 quanto o T2!

Fonte: https://administradores.com.br/