Notícias

Confira 5 dicas de como limpar a tela do notebook

Em 14/10/2021

Quem tem notebook sabe que a limpeza da tela é um aspecto preocupante, afinal o display costuma sujar com frequência, especialmente quando se costumam levar a máquina para todo lugar. Porém, é preciso tomar cuidado, pois não é qualquer produto que pode ser usado no processo.

Além disso, os notebooks costumam ser mais frágeis. Qualquer pressão em um lugar errado pode danificar a tela, o que pode resultar em estragos irreparáveis. E, diferente dos desktops, não basta comprar um novo monitor, porque é necessário trocar a peça inteira, reparo que pode custar caro.

Por isso, separamos cinco dicas especiais para quem está precisando fazer uma limpeza de tela. Preste bastante atenção nessas sugestões para garantir a higienização e o bom funcionamento do notebook — e você verá que limpar o display não é tão difícil quanto parece.

Antes da limpeza

Se você quer fazer a limpeza da tela do notebook, precisa tomar alguns cuidados. Nunca comece o processo com o computador ligado. Certifique-se de que a máquina está desligada e desconectada da tomada. Para garantir mais segurança, retire a bateria (se ela for removível).

Além disso, garanta que o notebook esteja em uma superfície estável, como uma mesa ou bancada. Você não deve aplicar muita força na hora da limpeza da tela, mas ainda sim é preciso ter um suporte para realizar os procedimentos mais delicados.

Que materiais utilizar (e não utilizar)

O mais recomendado é usar um pano de microfibra ou outro tecido macio, para garantir que o display não vai sofrer com materiais abrasivos. Como solução de higienização, recomenda-se o uso de água, que não deve ser aplicada diretamente na tela, e sim no pano.

Também é importante destacar os materiais que você não pode utilizar na tela. Produtos domésticos de limpeza, como álcool, detergente e limpa vidros não podem ser aplicados, pois podem ser danosos para o display do notebook (e do celular também). Água realmente é o componente mais indicado.

Cuidados ao limpar a tela

Para facilitar a limpeza, posicione a tela do notebook contra a luz. Dessa forma, fica mais fácil identificar onde está mais sujo e que áreas precisam de atenção. Além disso, certifique-se de fazer movimentos suaves.

Aplique a água ou a solução específica para limpeza em um pano ou flanela, e não diretamente na tela. Nas áreas em que a sujeira for mais persistente, faça movimentos circulares para garantir a retirada das manchas. Repita esse procedimento quantas vezes forem necessárias, esfregando a tela sempre com delicadeza e cuidado.

Outros cuidados

Não exagere na quantidade de água ou solução. Borrife pequenas quantidades do líquido, apenas o suficiente para umedecer o pano ou a flanela, e não para encharcar. Além disso, recomenda-se esperar a tela secar totalmente antes de ligar o notebook.

Se o display ficar com marcas do pano, use uma flanela seca para removê-las. Lembre-se de passar o pano com suavidade para não danificar a tela. Para tirar os possíveis fiapos que ficarem nas bordas, use uma escova seca e com cerdas macias.

Como manter o display limpo

Manter a tela do notebook limpa é um desafio, especialmente se você costuma levar o computador para todos os lados. Porém, há algumas sugestões para evitar o acúmulo de sujeira, bem como outros problemas decorrentes da falta de limpeza.

A primeira dica é limpar o display com frequência, ao menos uma vez por semana. Dessa forma, você garante que a tela estará sempre limpa e que as sujeiras não vão se acumular. Além disso, use uma proteção, que geralmente é posicionada entre a tela e o teclado. Uma case, embora não proteja o display diretamente, também pode evitar danos ao notebook.

Outra recomendação é evitar comer em frente ao computador ou usar o notebook com as mãos sujas. Esses maus hábitos facilitam a transposição de impurezas para a tela, as quais precisarão ser removidas com as dicas deste texto.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/