Notícias

A Mulher e a Tecnologia: Conheça a história das programadoras do primeiro computador moderno

Em 08/03/2023

O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) é considerado primeiro computador digital e eletrônico programável do mundo, representando um marco na história da computação.

Surpreendentemente, muitos desconhecem que a máquina foi desenvolvida por uma equipe composta majoritariamente por mulheres. Seis mulheres, Kathleen Antonelli, Jean Bartik, Frances "Betty" Holberton, Marlyn Meltzer, Frances Spence e Ruth Teitelbaum, foram as principais programadoras do ENIAC, um computador que mudou os rumos da informática. Infelizmente, sua contribuição foi amplamente ignorada pela história e só foi reconhecida várias décadas depois.

Neste Dia Internacional da Mulher, conheça a história do ENIAC e de suas programadoras pioneiras. Elas ajudaram a abrir caminho para tantas outras mulheres no mercado da tecnologia.

 

A história

No período da Segunda Guerra Mundial, a maioria dos homens em idade laboral eram convocados como soldados, resultando em uma escassez de trabalhadores. Devido a isso, no ano de 1942, o exército americano publicou um anúncio no Jornal Philadelphia Evening Bulletin, buscando por mulheres graduadas em matemática para trabalhar na Escola Moore de Engenharia Eletrônica da Universidade da Pensilvânia.

Entre as contratadas estavam Kathleen McNulty Mauchly Antonelli, Jean Jennings Bartik, Frances Elizabeth Snyder, Frances Bilas Spence, Marlyn Wescoff Meltzer e Ruth Lichterman Teitelbaum, juntamente com cinco homens. Todos foram contratados para trabalhar na seção de computadores da Filadélfia, recebendo o título de Assistente de Computador.

Sua principal função era no desenvolvimento de longos cálculos em máquinas mecânicas antiquadas. As mulheres recebiam um salário inicial de US$ 1.620, o dobro do que qualquer secretária ganharia na época. No entanto, elas eram frequentemente classificadas como "subprofissionais" ou "subcientíficas" simplesmente por serem mulheres, mesmo recebendo salários superiores.

Cada uma das seis mulheres envolvidas no projeto precisou ser excepcional para alcançar o sucesso, apesar dos obstáculos sexistas que enfrentaram. Por exemplo, Marlyn Meltzer nunca errou nenhum dos cálculos solicitados a ela. Infelizmente, esses feitos sequer foram reconhecidos na época, já que nenhuma das seis mulheres foi convidada para o jantar comemorativo, após a primeira demonstração da máquina em 1946, e muito menos participaram da celebração de 50 anos da invenção.

 

O projeto

Criado por engenheiros da Escola de Engenharia Eletrônica da Universidade da Pensilvânia e programado por um grupo de seis mulheres, o projeto do ENIAC foi financiado pelo Exército dos Estados Unidos. O objetivo era desenvolver um computador capaz de realizar cálculos complexos em tempo real, a fim de auxiliar na fabricação de munições e bombas durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, devido ao seu tamanho e complexidade, a construção do ENIAC não foi concluída antes do fim da guerra e foi apresentado ao público somente em 1946.

O ENIAC era uma máquina gigantesca, ocupando mais de 150 m² e pesando mais de 30 toneladas. Seu interior era composto por mais de 17 mil válvulas de vácuo e cinco milhões de juntas soldadas à mão, consumindo cerca de 200.000 W de energia. Com essa infraestrutura poderosa, o ENIAC foi capaz de realizar cálculos em velocidades muito mais rápidas do que as máquinas mecânicas anteriores. Após anos de estudos e pesquisas, o ENIAC foi desativado em 1955.

 

Embora tenham sido ignoradas por longas décadas por seu trabalho no ENIAC, graças a contribuição feminina no projeto, novos caminhos foram abertos para que a tecnologia e o desenvolvimentos de novos computadores fossem realizados.

Em razão disso, foi criado o Projeto ENIAC Programmers, cujo objetivo é resgatar e divulgar as histórias de mulheres pioneiras nas áreas da tecnologia e da computação. O projeto, liderado por Kleiman, atualmente se dedica a buscar as histórias das mulheres que trabalharam no desenvolvimento do UNIVAC. Também são promovidas palestras, leituras coletivas e exibições das obras que tratam da história das programadoras do ENIAC.

Embora suas contribuições no projeto tenham sido ignoradas por muitas décadas, as mulheres que trabalharam no ENIAC, contribuíram para que novos caminhos fossem criados em favor da evolução tecnológica e a criação novos computadores.

Como forma de resgatar e divulgar essas histórias pioneiras, o Projeto ENIAC Programmers foi criado sob a liderança de Kleiman e atualmente busca documentar as histórias das mulheres que trabalharam no desenvolvimento do UNIVAC. Além disso, o projeto promove palestras, leituras coletivas e exibições de obras que tratam da história dessas programadoras do ENIAC.