Notícias

Water cooler vs Air cooler

Em 13/12/2022

Na hora de montar um computador, o sistema de arrefecimento (ou resfriamento) geralmente é um dos últimos itens na lista de prioridades do usuário. Porém, quando finalmente é hora de investir nessa peça, uma dúvida começa a surgir: meu PC vai ficar melhor com um air cooler ou um water cooler? 

 

Como funciona o Air Cooler?

Como o nome já sugere, um Air Cooler, ou AC para facilitar, é um sistema que conta com um grande corpo de metal e uma ou mais ventoinhas para expulsar o calor. O AC entra em contato com o processador através de uma área chamada de baseplate (ou coldplate), feita a partir de um material que conduz muito bem o calor, como o cobre. No meio do processador e a baseplate, há uma fina camada de pasta térmica para tornar a superfície lisa e sem poros com ar.

O calor do processador é constantemente transferido para a baseplate, que é conectada por heatpipes, ou tubos de calor feitos de cobre. Assim, seguimos uma linha de transferência de calor da base, para os tubos, até que cheguem em um exaustor cheio de pequenas chapas de metal.

Quando o calor chega nessa parte do sistema, ele começa a se perder para o ambiente de forma lenta, mas para acelerar o processo, uma ventoinha é inserida para expulsar e arrefecer toda essa peça de metal quente. Às vezes, air coolers mais robustos tem duas ventoinhas, uma na frente e outra atrás, para empurrar e puxar o calor, respectivamente.

 

O que é Water Cooler?

Já o Water Cooler, ou WC, como o nome sugere, utiliza um composto líquido para resfriar o processador. Inicialmente o raciocínio é o mesmo: o processador é conectado a uma chapa de cobre (baseplate) e passa a transferir seu calor para essa peça, mas diferentemente do Air Cooler, o WC possui uma bomba junto da baseplate.

Essa pequena bombinha movimenta um composto líquido em seu interior para resfriar o processador, e através de duas mangueiras, envia e puxa o líquido de um radiador. O radiador é uma grande peça com as laterais ocas para que o líquido se movimente, enquanto a parte central possui pequenas chapinhas de metal para dissipar o calor através de uma ou mais ventoinhas.

Dessa forma, o processador transfere seu calor para a baseplate, que possui um líquido. Esse líquido se torna quente e passa para um radiador através de uma mangueira, empurrado pela bomba. Ao chegar no radiador, o líquido quente transfere seu calor para as chapinhas de metal no centro, que são resfriadas pelas ventoinhas. Assim, uma parte do ciclo é concluída, e o líquido "frio" retorna para a baseplate através de outra mangueira para repetir o processo.

Fonte: https://www.tecmundo.com.br/