Notícias

Novo chip de memória da Intel é mil vezes mais eficiente que memórias flash

Em 03/08/2015

 

A Intel e a Micron, que produz semicondutores, se uniram para a criação de um novo tipo de chip de memória que promete revolucionar o mercado eletrônico por conta de sua velocidade. É possível que a nova tecnologia seja até mil vezes mais rápida que as memórias flash utilizadas atualmente em diversos aparelhos, especialmente smartphones.


O anúncio desta terça-feira (28) também revelou o nome do novo chip, que foi batizado de 3D Xpoint. Segundo Rob Crooke, vice-presidente sênior e gerente geral da Intel Non-Volatile Memory Solutions Group, "essa nova classe de memórias reduz o tempo de processamento e é uma tecnologia revolucionária que permite um rápido acesso a uma enorme quantidade de dados", sendo a primeira nova categoria de chips de memória desde a criação da memória flash NAND em 1989.

 

 

A nova arquitetura combina mais performance, densidade e velocidade e também promete transformar a experiência de jogar no computador, caso seja aplicada em memórias para PC. Isso porque sua densidade 10 vezes maior significa armazenamento aprimorado em menos espaço, e a memória pode trazer à nossa realidade a resolução 8K nos games, com 7680 x 4320 pixels e qualidade visual próxima à perfeição.


Com a nova categoria de memórias, a Intel já vislumbra seu uso para acelerar pesquisas médicas, detectar fraudes financeiras mais rapidamente, ou ainda acelerar análises genéticas e o acompanhamento de doenças. A produção da nova categoria de chips de memória já está em produção e as empresas pretendem fornecer a tecnologia para "clientes selecionados" fazerem testes até o fim deste ano.

 

Fonte: CANALTECH