Notícias

Como deixar o PC mais rápido: 12 dicas fáceis para seguir em 2020

Em 11/12/2020

Deixar o PC mais rápido é possível realizando um conjunto de medidas simples. Combinadas, essas ações podem melhorar o desempenho da máquina tanto ao iniciar, quanto no uso de programas cotidianos e jogos. Para ajudá-lo, reunimos 12 dicas que podem ser seguidas por todos.

Os passos abaixo foram realizados no Windows 10, mas as orientações são bastante semelhantes para qualquer versão do sistema operacional.

1. Desinstale programas inúteis

A maioria dos computadores vem com programas instalados pela fabricante que muita gente sequer usa. São os chamados bloatware. Esses aplicativos ocupam espaço desnecessário no HD, memória e podem prejudicar a performance do PC.

Para conferir quais softwares estão em sua máquina, clique no ícone do Windows e, depois, no de engrenagem (⚙️) para acessar as Configurações do sistema. Opte por Aplicativos. Então, dê uma olhada em todos os programas instalados.

Captura do Gerenciador de programas do Windows ao desinstalar um aplicativo

Veja aqueles que não utiliza e, se quiser excluir, clique sobre e vá em Desinstalar. Confirme em Desinstalar novamente.

2. Recorra à desfragmentação de disco

A desfragmentação de disco é uma ferramenta nativa do sistema. No Windows 10, a funcionalidade é executada periodicamente de forma automática, mas também pode ser feita manualmente. Para entender como o recurso pode ajudar, imagine que, inicialmente, todos os arquivos são inseridos em sequência no HD.

Como vários dados são instalados e excluídos no dia a dia, essa sequência vai sendo interrompida e ocupada por espaços vagos. Ao baixar um novo arquivo, caso ele seja grande, poderá ser dividido em lotes para encaixar nos espaços vazios disponíveis.

Por serem alocados de forma aleatória (ou fragmentada), o sistema precisa de um tempo para encontrar e organizar essas informações. O que resulta em perda de performance. Ao realizar a desfragmentação de disco, esses blocos são reorganizados e colocados lado a lado, melhorando o desempenho.

Tela com opções de desfragmentação de disco do windows

Se quiser fazê-la manualmente ou mudar a periodicidade, digite Desfragmentar na caixa de pesquisa da barra de tarefas e clique na opção Desfragmentar e otimizar unidades, que aparecerá no resultado. Inicie o processo em Otimizar.

Se desejar modificar as opções de agendamento, clique em Alterar configurações. Assim, é possível escolher a frequência (diariamente, semanalmente e mensalmente) e as unidades a serem desfragmentadas.

3. Desabilite as animações e efeitos visuais

O Windows 10 conta com uma série de animações e efeitos. Apesar de visualmente atraentes, usam recursos adicionais do sistema, diminuindo o desempenho do computador.

Para desativá-los, digite Desempenho na caixa de pesquisas da barra de tarefas e clique em Ajustar a aparência e o desempenho do Windows. Na aba Efeitos Visuais, opte por Ajustar para obter melhor desempenho. Confirme sua escolha em Aplicar.

 

menu iniciar do Windows 10

Caso tenha optado por um visual com transparências, desativá-las também poderá dar um ganho em performance. Para isso, acesse as Configurações do sistema (ícone do Windows → ⚙️ Configurações) e clique em Personalização.

No menu lateral, selecione Cores. Depois, role a tela e desative a chave ao lado de Efeitos de transparência.

Tela de Configurações de Personalização do Windows 10

4. Encerre as dicas e notificações

O recurso de dicas e notificações do Windows pode reduzir a capacidade de processamento do sistema. Afinal, não são poucos os programas capazes de gerar notificações. E é provável que você sequer leia as dicas.

Portanto, se quer priorizar a eficiência, desative essa ferramenta. Vá no ícone do Windows e, depois, no de engrenagem (⚙️) para acessar as Configurações do sistema. Opte por Sistema.

tela de configurações de Notificações e Ações do Windows 10

Selecione Notificações e Ações no menu lateral. Desative a chave relativa à opção Notificações e desmarque a caixa ao lado de Obter dicas, truques e sugestões de como usar o Windows.

5. Altere o Modo de Energia

Confira se o seu computador está com a opção de economia de energia ativado. Alterar para o modo de alto desempenho pode fazer grande diferença. Siga o caminho: Painel de Controle → Sistema e segurança → Opções de energia.

tela de configuração de energia do Windows

Clique na seta ao lado de Mostrar planos adicionais e vá em Alta performance. O caminho pode variar um pouco de acordo com a fabricante do PC e, algumas, oferecem atalho para o recurso ao clicar no ícone de bateria na barra de tarefas.

6. Interrompa a sincronização com o OneDrive

O Windows 10 permite escolher onde seus arquivos serão salvos por padrão. É possível definir o PC ou sua conta no OneDrive, serviço de hospedagem na nuvem da Microsoft.

Apesar de permitir o acesso de qualquer aparelho com a internet bem como o backup dos conteúdos, a sincronização do computador com o OneDrive pode deixar o aparelho mais lento. É possível optar por pausar a sincronização de vez ou temporariamente.

Na caixa de busca da barra de tarefas, digite OneDrive e clique sobre o resultado referente ao programa. Se quiser encerrar de vez, vá em Mais → Configurações → aba Conta → Desvincular este computador. Confirme em Desvincular conta.

tela de configuração do OneDrive no Windows

Para pausar temporariamente, clique em Mais e, depois, em Pausar sincronização. Escolha entre 2, 8 ou 24 horas.

7. Execute a limpeza de disco

O recurso de Limpeza de Disco do Windows permite eliminar em poucos clique diversos itens desnecessários. Entre eles, arquivos temporários, itens da lixeira, diagnósticos do Windows, entre outros.

tela do recurso Limpeza de Disco do Windows

Para isso, digite Limpeza na caixa de pesquisa da barra de endereços e clique em Limpeza de Disco, nos resultados. Marque a caixa relativa aos itens que deseja excluir e confirme em Limpar arquivos do sistema. Aguarde a limpeza ser realizada e finalize em OK.

8. Mantenha o antivírus atualizado

Mantenha o antivírus em dia e, sempre que possível, faça uma varredura em seu computador. Softwares maliciosos costumam drenar recursos da máquina e, consequentemente, deixá-la mais lenta.

Confira os melhores antivírus para proteger seu celular

9. Fique de olho na temperatura do PC

Tela do programa HWMonitor

Um computador superaquecido pode apresentar lentidão e desligamentos espontâneos. A perda de desempenho ocorre quando processador tenta impedir o aumento excessivo de calor.

Já os desligamentos são uma forma de evitar que as altas temperaturas danifiquem componentes da máquina. Descubra como fazer esse monitoramento e reverter o superaquecimento em nosso artigo Como ver a temperatura do PC em apenas 3 passos.

10. Reveja os programas que iniciam junto com o Windows

Quando o seu computador é ligado, juntamente com ele, são iniciados diversos programas. Alguns deles que o usuário sequer nota. O recurso pode ser interessante no caso de aplicativos usados com frequência, mas é o principal responsável pela lentidão na inicialização do sistema.

Tela do Gerenciador de Tarefas do Windows

Abra o Gerenciador de Tarefas (Ctrl + Shift + Esc) e clique na aba Inicializar. Os programas que são iniciados junto com o computador aparecem listados como Habilitados ou Ativados. Para desativar, clique sobre o software na lista e, depois, em Desabilitar ou Desativar, no canto inferior direito da janela.

11. Atualize o sistema

A Microsoft está constantemente liberando atualizações do sistema. A maioria delas é para a correção de pequenos erros e vulnerabilidades. Muitos desses bugs podem afetar o desempenho da máquina.

Tela do Windows Update

Portanto, baixar e instalar essas atualizações pode ajudar a deixar o PC mais rápido. Basta ir no ícone do Windows e, depois, no de engrenagem (⚙️) para acessar as Configurações. Depois, siga o caminho: Atualização e Segurança → Windows Update → Verificar se há atualizações → Verificar se há atualizações do Windows.

Se receber a mensagem Há atualizações disponíveis, clique em Instalar agora. Quando já tiver tudo atualizado, clique sobre as atualizações que deseja instalar e clique em Instalar. Reinicie o computador quando finalizar o processo.

12. Reinicie o PC com frequência

opções de desligamento do menu Iniciar do Windows 10

A Microsoft sugere que o computador seja reiniciado, ao menos, uma vez por semana. A fabricante explica que quanto mais programas usados ao mesmo tempo e mais abas abertas em seu navegador, maiores as chances de deixar a máquina mais lenta.

Reiniciar o aparelho limpa a memória automaticamente e garante que serviços abertos sejam encerrados. Além disso, pode ajudar a corrigir erros que o usuário não consegue identificar a causa.

Fonte: https://www.appgeek.com.br/deixar-pc-mais-rapido/