Notícias

O que é nuvem de armazenamento de dados? Saiba como funciona essa tecnologia

Em 26/04/2022

O que é nuvem

Hoje em dia, quando o assunto é armazenamento de dados,  é muito comum nos depararmos com o termo “nuvem”.  Seja para fazer backup do celular, computador ou até de fotos, é muito comum amigos nos recomendarem para salvar tudo na  “nuvem”. Mas você sabe do que se trata? Separamos algumas informações para te ajudar a compreender como isso funciona, veja detalhes abaixo. 

Entenda de uma vez por todas o que é nuvem de armazenamento de dados:
O termo nuvem vem de cloud computing (computação em nuvem), para ser bem didático, nada mais é do que computadores (servidores), que possibilitam que você hospede (guarde) seus arquivos através da internet. Em outras palavras, são empresas especializadas, que oferecem data centers, para que seus clientes contratem “um pedacinho” de espaço dentro de seus supercomputadores. De modo que possam salvar seus arquivos, e acessa-lo pela internet quando e onde quiser. Simples assim!

É claro que existe uma tecnologia de ponta por trás disso, onde essas empresas protegem sua privacidade e segurança. Além disso, mas não menos importante, quando você salva um arquivo na nuvem, você não corre o risco de seu HD/PENDRIVE estragar ocasionando a perda de dados. Pois essas empresas tem um sistema de backup que garante sempre a proteção e conservação dos seus arquivos.

É importante sempre escolher empresas confiáveis para armazenar seus dados, como por exemplo, Google, Amazon entre outras. Pois essas já tem uma boa reputação em relação a esses serviços oferecidos.

Fonte: propagatech.com/