Notícias

As 4 principais tendências para a indústria de data centers

Em 12/03/2025
O mercado de tecnologia está prestes a entrar em mais um ano de transformação acelerada. Em 2025, as inovações mais disruptivas –desde a inteligência artificial até veículos autônomos– terão como base uma infraestrutura de TI cada vez mais sofisticada, com a gestão e o armazenamento de dados desempenhando um papel fundamental para garantir eficiência e escalabilidade.

O início de um novo ano traz consigo um senso de renovação e a promessa de novas possibilidades. À medida que avançamos para 2025, uma coisa é certa: a inovação –em todas as suas formas– será sustentada por uma base de dados robusta e em constante expansão.
"O futuro da inovação no Brasil e no mundo está intrinsecamente ligado à capacidade de gerenciar e aproveitar o poder dos dados. A crescente demanda por armazenamento e processamento de dados está redefinindo a infraestrutura de data centers em um ritmo acelerado. O avanço da inteligência artificial, o crescimento das aplicações na borda e a busca por eficiência energética colocam o setor diante de desafios cada vez mais complexos. Empresas de todos os segmentos precisarão repensar suas estratégias para equilibrar alto desempenho, escalabilidade e sustentabilidade. Em 2025, a capacidade de gerenciar esse volume massivo de dados com eficiência será um diferencial competitivo essencial", diz João Almeida, Country Manager da Western Digital no Brasil.
A Western Digital, prevê que o cenário de data centers será moldado por quatro tendências principais:
 
Modelos avançados de IA
A adoção acelerada da inteligência artificial está impulsionando um aumento significativo no volume de dados gerados e processados. Empresas que desejam maximizar o potencial da IA precisarão investir em soluções de armazenamento mais eficientes, que ofereçam alto desempenho, menor consumo de energia e escalabilidade.
Novas arquiteturas, como NVMe-oF, que permitem comunicação direta com GPUs, e avanços em HDDs de alta capacidade e SSDs QLC, serão essenciais para otimizar os processos e garantir que as organizações obtenham o máximo valor de suas aplicações de IA.
Iniciativas sustentáveis
Ao pensar em iniciativas de sustentabilidade de longo prazo e melhores práticas para melhorar nosso planeta, gerentes de TI e arquitetos de data center podem gerenciar o fluxo de novos dados que impulsionarão uma busca constante por maneiras de otimizar o armazenamento. Tornando-o mais eficiente, mais eficaz e reduzindo o custo total de propriedade (TCO). Isso inclui investir em tecnologias de armazenamento com eficiência energética, como HDDs e SSDs mais novos, que podem consumir menos energia por TB de dados armazenados e ajudar a reduzir os custos de energia e resfriamento. Ou focar em práticas de gerenciamento de dados como desduplicação e compactação, que podem ajudar a otimizar os dados na camada de armazenamento correta.
 
Soluções de armazenamento híbridas
O crescimento do volume de dados exige abordagens mais flexíveis e inteligentes para o armazenamento. As empresas precisarão equilibrar a retenção de grandes volumes de informações a um custo acessível, ao mesmo tempo, em que garantem alta velocidade e baixa latência para aplicações críticas.
O armazenamento híbrido, que combina soluções na nuvem, na borda e on-premise, será cada vez mais adotado para atender às necessidades específicas de cada organização. A personalização das soluções para diferentes casos de uso será um diferencial competitivo no mercado.
 
Veículos autônomos
As necessidades de armazenamento flash NAND estão sempre aumentando com os avanços no sistema de infoentretenimento no veículo (IVI) rico em recursos, sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e direção autônoma. Embora alguns dados devam permanecer no veículo para tomada de decisão em tempo real, grande parte do aprendizado e das melhorias ocorre na nuvem. Dados sensoriais e novos cenários são carregados na nuvem, onde são analisados e novos algoritmos de IA mais inteligentes são atualizados over the air para o veículo em um ciclo de aprendizado contínuo.
 
Fonte: https://www.computerweekly.com/br/reportagen/As-4-principais-tendencias-para-a-industria-de-data-centers-em-2025